Curiosidades

Chás para combater a dor de garganta e a garganta inflamada

0

Remédios naturais nada mais são do que usar substâncias que já estão na natureza com o objetivo de prevenir, tratar ou curar algumas doenças. O uso desse tipo de remédio vem desde os primórdios e é aperfeiçoado ao longo dos milênios. Isso mostra que na nossa volta podem ter soluções naturais para alguns problemas, como por exemplo, um bom chá.

Existem muitas pessoas que acham que um simples chá não vai resolver nada, mas a verdade é que alguns deles são ricos em substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e antimicrobianas. Temos como por exemplo o chá de alho e gengibre, de limão, de anis estrelado ou o de romã. As substâncias desses chás ajudam a eliminar tanto vírus como bactérias que causam inflamações na garganta.

Além disso, os chás também ajudam a amenizar os sintomas da garganta inflamada, como por exemplo a dor, irritação, coceira e a dificuldade de engolir as coisas. E não se pode esquecer de manter a garganta sempre bem hidratada, bebendo golinhos pequenos o dia todo.

Por mais que um bom chazinho possa aliviar os sintomas desses problemas, ele não substitui o atendimento médico. Ele pode servir como um complemento para as recomendações do profissional. E se você é uma pessoa que adora soluções naturais para problemas de saúde, mostramos aqui alguns chás para combater a dor de garganta e a garganta inflamada.

Chás

chá

Tua saúde

Chá de limão, alho e gengibre

Esse chá tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias por conta da alicina do alho, dos compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona presentes no gengibre e, do limão, a vitamina C. Tudo isso ajuda no combate à inflamação de garganta. Além disso, essa bebida também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e diminui o tempo que a pessoa fica resfriada.

Para prepará-lo basta:

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1/2 xícara de suco de limão;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • açúcar ou mel para adoçar.

Chá de anis estrelado

Quem tomar esse chá estará fortalecendo o seu sistema imunológico e ao mesmo tempo diminuindo os sintomas da garganta inflamada. O chá de anis estrelado tem esse poder por conta dos seus compostos fenólicos que têm ação antioxidante. Com isso, eles ajudam com que os radicais livres sejam neutralizados.

O anis estrelado também tem ácido xiquímico, que é uma substância natural muito usada no combate ao vírus da gripe.

Para fazer esse chá, os ingredientes são:

  • 1 colher (sopa) de anis estrelado;
  • 500 ml de água fervente;
  • Mel para adoçar (opcional).

Chá de romã

Essa bebida tem polifenóis, flavonoides, alcaloides e triterpenos, todas substâncias que têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Por conta dessa ação, elas ajudam no combate à garganta inflamada e no desconforto que ela causa.

No preparo desse chá é preciso:

  • 10 gramas da casca de romã;
  • 1 xícara de água.

Chá de abacaxi com mel

Aqui, o abacaxi fornece a vitamina C para fortalecer o sistema imunológico e também combate várias doenças, principalmente aquelas que são virais. Por conta disso, esse chá é ótimo no tratamento da garganta inflamada e até mesmo para quem forçou a voz em algum lugar.

Em seu preparo é necessário:

  • 2 fatias de abacaxi (com casca);
  • ½ litro de água;
  • Mel a gosto (opcional).

Chá de sálvia com sal

Uma outra possibilidade de bebida natural para combater a dor de garganta é fazer um gargarejo com esse chá morno. O gargarejo é bom porque a sálvia presente na bebida tem propriedades adstringentes, que trazem um alívio temporário da dor. Enquanto isso, o sal marinho tem propriedades antissépticas que auxiliam o tecido inflamado a se recuperar.

Para fazer esse chá para o gargarejo você precisará de:

  • 2 colheres (chá) de sálvia seca;
  • ½ colher (chá) de sal marinho;
  • 250 ml de água.

Outras formas além do chá

chá

Vecteezy

Além dos chás, existem outras coisas que a pessoa pode fazer para aliviar a garganta inflamada. Como por exemplo, comer um quadradinho de chocolate meio amargo junto com uma folha de hortelã. Esses dois juntos vão lubrificar a garganta e aliviar o desconforto. Para funcionar, o chocolate tem que ter mais de 70% cacau.

Outra maneira é fazer uma vitamina de fruta com um quadradinho de chocolate meio amargo, 1/4 de copo de leite e uma banana.

Fonte: Tua saúde

Imagens: Tua saúde, Vecteezy

Nova espécie de coruja é descoberta, mas já corre risco

Artigo anterior

MC Bin Laden processa criadora do game ‘Fifa’ por usar dança de ‘Tá tranquilo, tá favorável’ sem pagar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido