• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Colonizadores mataram tantos indígenas que o planeta teve uma ''mini era gelo''

POR Leticia Rocha    EM História      13/02/19 às 18h26

Talvez você não saiba, mas cerca de 90% de toda a população indígena da América do Norte morreu em pouco mais de um século. Isso foi resultado da chegada de Cristóvão Colombo, que além de trazer guerras, também levou doenças e fome para os que já estavam lá.

Toda essa intervenção no contingente populacional, não afetou apenas a população em si, mas todo o ambiente ao seu redor. E não pense que a devastação foi tão grande porque a população era pequena. Muito pelo contrário, a estimativa é de que antes de Colombo chegar à América, havia cerca de 60 milhões de indígenas em todo o território.

Devastação populacional

O contato com o povo europeu fez com que os indígenas aprendessem a lidar com as guerras. Mas havia algo com o qual não conseguiam lidar, que ia além da violência. Os europeus trouxeram consigo várias doenças que eram desconhecidas para os índios.

Varíola, sarampo e gripe foram apenas algumas das doenças que ajudaram a dizimar grande parte da população local. A população, que em 1942 era estimada em 60 milhões, caiu para 6 milhões pouco mais de um século depois.

A queda no número de habitantes fez com que várias áreas de vegetação e terras agrícolas fossem abandonadas. Isso fez com que a flora começasse a repovoar todo esse território. Além disso, o grande número de árvores fez com que ela absorvesse ainda mais dióxido de carbono. Ao removerem o gás de carbono responsável pelo efeito estufa, a temperatura média do planeta caiu 0,15°C, o que teria gerado uma "Pequena Idade do Gelo".

Impactos humanos na natureza

De acordo com os especialistas, esse teria sido o primeiro impacto climático que o homem causou no planeta. Antes, os estudiosos acreditavam que esse impacto havia ocorrido durante a Primeira Revolução Industrial, mas com os novos dados, eles acreditam que as mudanças começaram 250 anos antes, quando a população indígena sofreu com essa grande dizimação.

Se você está se perguntando como isso pode ter afetado o meio ambiente, nós te explicamos. Naquela época, o número de indígenas que morreu representava 10% de toda a população terrestre, o que é um número significativo.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+