Curiosidades

Como bloquear ligações de telemarketing?

0

Uma das coisas mais chatas do nosso dia a dia nos tempos atuais é ter que parar tudo o que se está fazendo para atender ligações e descobrir que, na verdade, se trata de uma chamada originada para lhe oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. Atualmente, atender ligações já não é uma coisa que a maioria das pessoas gosta, ainda mais se ela for de telemarketing. Porém, isso pode estar prestes a acabar.

Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, lançou o site e serviço “Não Me Perturbe”. No site, os consumidores poderão realizar seu cadastro para não mais receberem este tipo de ligação. Qualquer consumidor poderá incluir seus números de telefone no portal.

Para o bloqueio, a Anatel informa que é preciso aguardar um prazo de 30 dias a contar da solicitação no site. Caso isso não ocorra, o usuário deve abrir uma reclamação no site, informando o problema.

Serviço

Gazeta RS

A iniciativa parte de um acordo com as empresas de telecomunicação Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. Elas assinaram um acordo, recentemente, com o órgão do governo e deverão divulgar a ferramenta amplamente. As empresas que descumprirem o acordo podem receber advertências ou serem penalizadas com multas de até 50 milhões de reais.

Segundo informou a Anatel, estudos estimaram que, ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil acontecem com a finalidade de vender produtos e serviços de telecomunicação.

Ligações

Época negócios

Tanto é que, pelo quarto ano seguido, o Brasil liderou o ranking mundial de ligações indesejadas. Esses dados foram apontados pelo levantamento do aplicativo Truecaller, que aponta os locais mais afetados do mundo com chamadas de números desconhecidos ou oferecendo produtos.

Para se ter uma ideia, somente em 2021, entre 01 de janeiro a 31 de outubro, o Brasil registrou cerca de 32,9 chamadas indesejadas por usuário em um mês. Portanto, o bloqueio de ligações é uma coisa necessária em nosso país.

“Dizer que o Brasil tem um problema com o spam é pouco. Quatro anos consecutivos como o país mais afetado pelo spam deveria servir como alerta às autoridades locais para que sejam adotadas restrições pesadas e multas para essas atividades”, apontou o levantamento do Truecaller.

Quem optar por fazer o bloqueio tem que saber que ele afetará apenas aquelas chamadas feitas por empresas de telecomunicações. As que são realizadas por empresas de outros setores podem continuar ocorrendo.

A priori, o “Não me pertube” era apenas com as operadoras Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM. Contudo, no começo de 2020, várias outras instituições financeiras se juntaram a essa iniciativa.

Como fazer o bloqueio

Restaurante adobe

O melhor de tudo é que para bloquear as ligações de telemarketing no seu celular é bem fácil, basta apenas seguir alguns passos.

1 – Primeiro entre no site naomeperturbe.com.br;

2 – Depois clique em “Quero me cadastrar”;

3 – Assim que fizer isso, preencha as informações solicitadas, aceite os termos e clique em “Enviar”;

4 – Então, clique no botão “Novo bloqueio”;

5 – Depois disso, coloque o número do telefone que deseja parar de receber ligações e escolha quais empresas entrarão no bloqueio;

6 – Por fim, clique em “Enviar”;

7 – Então, um código de verificação será enviado por SMS para o telefone cadastrado. Digite os números no site e clique em “Enviar” para finalizar.

Fonte: Tecnoblog

Imagens: Gazeta RS, Época negócios, Restaurante adobe

Conheça o professor que inspirou a criatividade matemática de Stephen Hawking

Matéria anterior

Super Gêmeos vão ganhar filme no HBO Max

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos