Curiosidades

Como é essa doença degenerativa rara do influencer PC Siqueira?

0

Como todos sabem, o youtuber PC Siqueira tem vivido momentos bastantes difíceis. O influencer, além de ter sido acusado de pedofilia no ano passado, foi acometido, recentemente, por uma doença degenerativa, a osteonecrose da cabeça femoral.

De acordo com o portal de notícias R7, em uma de suas reportagens que abordou sobre o assunto, a enfermidade é mais comum em homens. O ortopedista Gabriel Mendia, que é especialista em cirurgia do joelho e quadril, explicou, em entrevista ao portal, que a doença pode surgir entre os 20 e 50 anos. “Normalmente, é mais frequente aos 40”.

A doença

Também conhecida por necrose avascular da cabeça femoral, a enfermidade, segundo a Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), “é causada por distúrbio de sua vascularização (circulação vascular)”.

Ainda segundo uma das publicações do portal R7, os sintomas mais comuns são “dor, limitação de movimentos e dificuldade para andar”. De acordo com Mendia, “o paciente, geralmente, descobre que é portador da doença quando começa a sentir dores no quadril”. O diagnóstico, conforme explica o especialista, é feito por meio de uma ressonância magnética.

Para Mendia, é extremamente importante as pessoas procurarem um ortopedista especializado em quadril assim que as dores na região começarem, pois, dessa maneira, a doença pode ser identificada em seu estágio inicial e, dessa maneira, as chances de progredir são bem menores. “Se descobrirmos a doença no início, até a cirurgia podemos evitar”.

“A doença é o início de um processo degerativo do quadril, como se fosse o começo de uma artrose, na qual o osso fica necrosado [morto] por falta de circulação sanguínea. Acomete 4 homens para 1 mulher”, afirma.

Caso seja necessário realizar uma cirurgia, os especialistas, para tratar a doença, provêm uma descompressão do quadril. “Caso essa descompressão não seja feita, toda a morfologia da cabeça do femur vai se alterar e será preciso fazer cirurgia com colocação de prótese do quadril”, explica.

A cirurgia dura em torno de 1h30 e, após a operação, o paciente precisa utilizar um andador por cerca de um mês. Além disso, também é preciso realizar sessões de fisioterapia por cerca de três meses. “Toda cirurgia tem risco, mas trata-se de uma das cirurgias mais seguras e com melhor resultado na ortopedia”.

Independente do tratamento – cirúrgico ou não – o médico precisa acompanhar de perto o paciente. “Conforme esse suprimento sanguíneo vai se restabelecendo, o paciente está praticamente curado”.

Recuperação do youtuber

O youtuber PC Siqueira, infelizmente, teve que passar por um procedimento cirúrgico delicado. Após superar os momentos mais complicados que o assolaram, o influencer, recentemente, reapareceu em suas redes sociais para dizer que está se recuperando bem.

Siqueira, para colocar os fãs a par dos últimos acontecimentos, publicou um vídeo em seu canal do YouTube, mostrando um pouco de sua rotina, desde que teve que retirar uma parte do osso do quadril e da cabeça do fêmur que estava necrosado. Com os vídeos, os seguidores puderam acompanhar os primeiros passos do youtuber, que tem utilizado um andador para se apoiar.

De acordo com o R7, Siqueira terá que repetir o procedimento dentro de dois meses. O youtuber também aproveitou suas redes sociais para pedir uma ajuda financeira: “Daqui dois meses farei a outra perna. Fica aí a chave pix pra quem quiser/e puder dar aquela força”.

Conheça a modelo que tatuou o gato de estimação

Matéria anterior

Artista realiza mais de 45.000 buracos em casca de ovo para alcançar um novo recorde

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar