Curiosidades

Como superar a tristeza de uma separação

0

Sofrer por amor é uma das experiências mais dolorosas que se pode ter. Já dizia vários poetas ao longo dos anos: a dor de um coração partido é incomparável. Depois de planejar uma vida, uma família, compartilhar momentos bons, ruins e inesquecíveis, como superar a tristeza de uma separação?

Muitas pessoas já se encontraram nessa situação. Assim, elas encontraram um grande amor, depositaram sua energia, confiança e esperança e então, algo deu errado. Há quem diga que não importa o tipo da relação para que você tenha um coração partido também. Afinal, quem nunca sofreu mais por um “ex-lancinho” do que por um ex-namorado?

Mas, todos os términos são diferentes e, por mais que tentemos, não é possível se blindar contra esse sofrimento. Logo, a maior parte das pessoas seguem um padrão universal: terminar, tentar voltar, ficar com raiva, ficar bêbado, sair demais, tentar conhecer pessoas novas e sofrer mais.

Às vezes, o ciclo se repete. Ou, ele se rompe em alguma etapa e você consegue seguir em frente. Mas, não há fórmula mágica, certo? Não há como esquecer a pessoa que você amou – ou quis muito amar. Algumas pessoas até pregam um novo padrão: “aceitar” o término – o que quer que isso signifique -, cuidar de si e seguir em frente. Dessa forma, no papel, tudo parece ser fácil. Basta cuidar de si! Na vida real, contudo, não é assim.

Então, você pode até se mudar de cidade para esquecer todos os lugares que já foi com seu amado ou amada. Pode mudar seu cabelo, suas roupas, seus hobbies. Pode experimentar novas formas de viver, mas você segue sendo você e seus experiências e memórias te seguem. Contudo, deve haver uma forma positiva de superar a tristeza de uma separação, e a ciência pode ajudar nesse sentido.

Qual é a dor da separação?

Pixabay/mohamed_hassan

“Essencialmente, é um estado de perda emocional devastadora”, explica Jo Hemmings, psicólogo comportamental e coach de relacionamento. “Embora seja diferente para cada um de nós, os sentimentos intensos de tristeza, luto e a sensação avassaladora de nunca ser capaz de superar a dor são comuns.”

“Em termos cerebrais, as áreas responsáveis ​​por sentir dor física ‘acendem’, da mesma forma como se você estivesse realmente sentindo dor. Também desencadeia sintomas de abstinência muito semelhantes aos observados em viciados [em drogas].”

Assim como um viciado, é possível sentir uma vontade incontrolável de reatar o relacionamento para encerrar o ciclo de dor. “Em termos emocionais, um rompimento traumático leva aos cinco estágios do luto – negação, raiva, barganha, depressão e, finalmente, aceitação”, explica Jo. “Muitas vezes há recaídas nesse processo.”

Como superar a tristeza de uma separação

Muitas pesquisas estudam as relações amorosas e como superar a tristeza de uma separação. Por exemplo, uma pesquisa publicada na revista científica Jounral of Experimental Psychology, avaliou três estratégias diferentes de superação.

Dessa forma, foram elas: pensar negativamente sobre o ex; aceitar seu amor pelo ex; e se distrair pensando em coisas boas que não têm nada a ver com o ex.

Nenhuma estratégia é 100% eficaz, mas elas ajudam a diminuir as respostas emocionais ao ex-parceiro. Então, uma combinação das três táticas pode ser interessante.

Logo, você pode reclamar de como seu ex era frio demais. Em seguida, repita para si que é aceitável ter amado essa pessoa. Depois, reflita sobre como você está feliz por ter encontrado um novo artista preferido.

Dee Holmes, especialista em relacionamentos, oferece outra perspectiva. “Permita-se um tempo para afogar as mágoas um pouco. Não acho excessivo tirar um dia de folga do trabalho – se você estiver em choque, pode ser a ação mais segura, dependendo do seu emprego.”

“Converse com seus amigos e mantenha um diário de como você se sente”, diz ela, “mas não deixe que isso domine sua vida. E (não) tome decisões precipitadas. Você pode achar que não será capaz de suportar viver na mesma casa sem o seu ex, mas, na verdade, depois de mudar os móveis de lugar e talvez pintar as paredes, pode ser que você veja que pode.”

Além disso, Jo recomenda parar de ter contato com seu ex nas redes sociais. “Apague ou bloqueie qualquer coisa que provoque memórias dolorosas, como fotos ou textos. Parece cruel, mas a verdade é que ajuda a cicatrizar as feridas”.

“Não mande mensagens de texto ou ligue, especialmente tarde da noite”, acrescenta, “esboce textos e apague, ou escreva sobre seus sentimentos privadamente. Não ‘stalkeie’ ou vigie”.

Siga em frente

Com os estágios do luto, a fase da raiva pode ter um papel importante. Aceitar que aquele parceiro não é perfeito e que você merece um relacionamento melhor pode ser a chave para que você siga em frente. Ou então, aceite que você errou e que não tem mais como voltar atrás e sinta raiva de si por um breve instante.

Nesse caso, a raiva te ajuda a não sentir falta de alguém que você goste ou então não se sentir tentado a entrar em contato com alguém com quem você errou tanto. Um estudo sugere que a superação leva cerca de três meses – para quem tem uma relação mais positiva com a separação.

Fonte: BBC

Babá eletrônica hackeada permitiu que estranho falasse com bebê

Artigo anterior

Besouro Azul: Bruna Marquezine está no elenco do filme da DC

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido