Notícias

Conheça a pessoa por trás da fantasia de “Zé Gotão”

0

O dia 12 de julho foi marcado pelo Dia D da vacinação contra o sarampo em Natal (Rio Grande do Norte). No entanto, o que ninguém esperava era que Zé Gotinha, ou melhor Zé Gotão, roubasse a cena em um dos pontos de imunização. O personagem foi ao local para animar principalmente o público infantil.

A aparência musculosa do mascote da vacinação no Brasil chamou a atenção das pessoas que estavam no Ginásio Nélio Dias, na Zona Note, da cidade. Uma das fotos da campanha viralizou nas redes sociais, o que gerou o apelido de Zé Gotão. O assunto foi um dos mais comentados no Twitter no dia 15 de junho.

Mas a pergunta que muitos se fizeram era sobre a pessoa que estava vestindo a fantasia. Trata-se de Edinaldo Santos, de 44 anos de idade, que trabalha como agente de saúde na Unidade de Saúde Vista Verde, na Zona Norte da capital. O Zé Gotão nasceu em Messias Targino, no interior do RN, e mora em Natal desde 2006.

Ele topou se vestir de Zé Gotinha na campanha logo após receber o convite. Edinal disse ao G1 que essa não é a primeira vez que ele se fantasia do personagem. Ele ainda revelou que ele mesmo produziu a vestimenta, e que já se vestiu de outras personalidades em campanhas de vacinação anteriores. O profissional destacou que sempre foi por querer e não por obrigação.

“Por exemplo, na blitz da saúde no carnaval eu fui vestido de cangaceiro. No Dia Internacional da Mulher, fui de príncipe. E sempre estou dentro das ações. Gosto desse lado artístico”, contou Edinaldo ao g1.

Sucesso nas redes sociais

Foto: Cedida/ Inter TV

No dia 15 de junho, Edinaldo começou a receber várias mensagens no celular. “Do nada muita gente começou a mandar print dos grandes sites, blogs, dizendo que virei meme. E eu sem entender muito bem”, disse o Zé Gotão durante a entrevista ao G1.

“A galera mandou mensagem dizendo que a foto viralizou, que todo mundo estava postando e comentando.”

O agente de saúde revelou que a foto que viralizou não foi postada na sua própria rede social. O Zé Gotão ainda acrescentou que a repercussão foi rápida. “Eram pessoas do Sul, de São Paulo, de Alagoas me mandando mensagens dizendo que eu viralizei, que estava estourado”.

De acordo com ele, a parte mais importante de ter viralizado foi destacar a importância da vacinação e do Zé Gotinha ter retomado o protagonismo como símbolo da campanha.

“O legal de tudo é que o Zé Gotinha era um personagem que já estava esquecido nas campanhas. E ser lembrado assim faz toda diferença”, afirmou Edinaldo.

Zé Gotão, dentista e profissional de educação física

Foto: Metrópoles

A aparência musculosa, que chamou a atenção, está relacionada ao fato de Edinaldo ser, por formação, dentista e também profissional de educação física, treinando todos os dias.

O Zé Gotão disse ao G1 que tenta manter uma rotina saudável desde 2013. Edinaldo ainda destacou que ficou feliz ao ver a imagem do mascote associada à atividade física.

“É impossível falar da saúde e não trazer à tona a atividade física, que hoje é a recomendação mundial de tudo que é profissional da saúde. Você vai para um nutricionista, ele diz para praticar atividade física, no psicólogo, psiquiatra. A atividade física em si é muito importante e os benefícios imensuráveis”, apontou.

Em relação à repercussão, Edinaldo disse que notou que seu número de seguidores aumentou nas redes sociais. O agente de saúde ainda se divertiu com alguns comentários.

“Tinha diversos comentários do tipo: ‘Ah, com um Zé Gotinha desse eu tomaria até benzetacil’. Ou ‘com Zé Gotinha desse eu teria ido de boca aberta’ e ‘como faz pra trazer pra minha cidade?’. Comentários desse tipo”, contou.

Fonte: G1

Mary Gartside, a mulher que revolucionou a Teoria das Cores

Matéria anterior

Homem faz o primeiro suicídio assistido da Itália

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos