Curiosidades

Conheça Joelison Fernandes da Silva, o homem mais alto do Brasil

0

Ser alto demais, baixo demais, magro demais, gordo demais, de fato, reflete que ninguém nunca está completamente satisfeito com o jeito que é. E, algumas coisas, como ser alto ou baixo demais, são praticamente impossíveis de mudar. Pelo menos, quem é baixo, ainda tem a chance de usar saltos ou escadas para alcançarem a altura que desejam ou precisam. Mas quem é alto parece não ter muito o que fazer. Agora imagine ser o homem mais alto do país.

Quando alguém é alto, além de ficar incomodado e passar por situações, muitas vezes, altamente constrangedoras, não há o que fazer. Entretanto, a cada ano a estatura média das pessoas aumenta cada vez mais. No Brasil, a média de altura de um homem atualmente é de 1 metro e 73 centímetros, enquanto a média das mulheres é de 1 metro e 60 centímetros.

Homem

Juru em destaque

No entanto, assim como em outros pontos da vida, existem aquelas pessoas que são além da média. Esse é o caso de Joelison Fernandes da Silva, de 36 anos. Ele foi reconhecido como o homem mais alto do Brasil duas vezes.

Nessa época, ele participou de vários programas de televisão e viu sua vida mudar completamente. Joelison fazia essas aparições antes de ter descoberto uma infecção que comprometeu sua perna direita.

O homem sofre de gigantismo, uma doença caracterizada pelo excesso do hormônio do crescimento na infância e puberdade. Como resultado dela, ele mede hoje 2,37 metros.

“Com cinco anos, eu era uns 20 centímetros mais alto que meu irmão mais velho, Joabson, de sete. Cada dia crescia mais. Meu pai e minha mãe perceberam que não era normal e procuraram um médico. Quando eu tava com 14 anos, tinha 1,95 metro de altura”, disse Joelison, conhecido como Ninão.

O apelido Ninão veio justamente por conta da relação fraternal dele. “Meu irmão não me chamava de Joelison, porque era difícil de falar. Ele colocou um apelido e me chamava de Nininha. Eu era da altura dele. Fui crescendo e, depois, ele passou a me chamar de Ninão. Aí pegou”, contou.

Gigante

Diário gaúcho

O diagnóstico de gigantismo de Ninão veio quando ele era adolescente. Na época, ele recebeu uma indicação para fazer uma cirurgia. A finalidade dela seria para retirar os tumores benignos da hipófise, a glândula endócrina localizada na parte inferior do cérebro responsável por produzir o hormônio do crescimento. No entanto, o homem não quis se submeter ao procedimento.

“Eu tava com medo da cirurgia, porque era para ‘abrir a cabeça’ e tirar o tumor, era arriscado. Vim para a casa, no momento chorei muito”, confessou ele.

Com o passar do tempo, Ninão foi crescendo cada vez mais. Quando ele estava com 21 anos, o homem resolveu procurar o médico novamente. Na ocasião, o médico lhe falou sobre uma cirurgia a laser e ele topou fazer.

Aos 22 anos, Ninão participou de um programa em uma emissora local em João Pessoa. A partir daí a vida dele começou a mudar. Com isso, ele foi reconhecido, pela primeira vez, como “homem mais alto do Brasil”, então com 2,29 metros, pelo RankBrasil.

Vida

Oeste mania

Desde então, ele começou a ser chamado para programas de televisão em São Paulo. E uma das coisas que mudou na vida de Ninão foi o acesso a roupas e sapatos. Ele conta que tinha dificuldades para achar essas peças para ele, mas que depois de aparecer na televisão começou a receber mais recursos.

Em 2013, Ninão foi no Programa Silvio Santos e disse ter crescido ainda mais. Com sua nova altura de 2,37 metros, o homem foi reconhecido novamente como o mais alto do país, por fiscais do RankBrasil, um ano depois no palco do “Domingo Legal”.

“Todo mundo que passa na minha cidade faz questão de vir na minha casa tirar uma foto. Sou muito grato a Deus por hoje em dia ser reconhecido, ser uma atração, ser diferente. Antes eu era muito criticado por muitos”, contou.

Atualmente

G1

Entretanto, desde 2020, a vida de Ninão tem ido para um outro rumo. Através de exames, ele viu a necessidade de amputar sua perna para impedir que uma infecção se espalhe pelo seu corpo. Em um primeiro momento ele negou. Mas agora ele se prepara para uma nova fase em sua vida.

“Neste ano vim pensando e analisando e vi que é a melhor forma de resolver e eu ter condição de voltar à vida normal”, disse ele.

Felizmente, o homem conseguiu o dinheiro para sua cirurgia, e agora abriu uma vaquinha online para conseguir comprar uma prótese adaptada para o seu tamanho.

Fonte: UOL

Imagens: Jurem destaque, Diário gaúcho, Oeste mania, G1

As novelas brasileiras que já ganharam Emmy

Artigo anterior

Fallout: o que já sabemos sobre a série de TV

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido