• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça Luca, o antepassado de todos os seres vivos na Terra

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      18/03/19 às 18h23

Nós somos obcecados por nosso passado, de onde viemos, como fomos criados e o porquê. Essas são algumas das questões mais complexas sobre a origem da vida na Terra. Não apenas os antepassados humanos importam, mas também os de todas as outras coisas que nos rodeiam. O universo por exemplo, é algo que sempre está em pauta. O big bang não é aceito por todos como a resposta para esse grande questionamento.

Mas então, se não sabemos exatamente como tudo surgiu, poderíamos ao menos descobrir do que viemos. Aparentemente, os estudiosos estão se encaminhando para essa resposta. Luca seria o ancestral comum de todos os seres vivos da Terra, desde as plantas até os humanos.

Luca

Com o desenvolvimento da ciência, agora é possível sequenciar o DNA, e com isso é possível compreender a árvore da genética da vida. Esse tipo de estudo é chamado de filogenética e tem nos ensinado muito sobre o início da história da vida. Os cientistas parecem ter chegado a um denominador comum de toda a vida na Terra, seria Luca, o último ancestral comum universal.

Ao que parece, todos os seres vivos têm algum gene em comum com Luca. Mas afinal, o que exatamente é esse último ancestral? Luca era um tipo de organismo unicelular, que desde os primórdios, começou a se dividir e foi evoluindo ao longo dos anos. E foi a partir dessa progressão e evolução é que surgiram todos os seres vivos que existem hoje. Se os cientistas realmente estiverem certos, eu, você, seu cachorro e até o mosquito que te picou esses dias, todos temos genes originários de Luca

No passado

Quando a Terra surgiu, há 4,6 milhões de anos, não existia vida aqui. Apenas os organismos, como Luca, por exemplo. Não se sabe como Luca surgiu, apenas que ele é provavelmente o antecessor de todos os que vieram depois dele. Naquele estágio primitivo da Terra, as condições de sobrevivência eram terríveis, a temperatura era quente. Se o tal organismo vivesse nas lagoas geotérmicas, teria de sobreviver em temperatura de 90°C. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que o organismo não vivia em águas de temperaturas tão altas.

No entanto, como você pode perceber, a existência de Luca ainda não está comprovada de uma vez por todas. Os cientistas estão desenvolvendo várias pesquisas no ramo da filogenética para descobrir se há realmente genes do tal Luca em todos os seres vivos. Caso essa informação se confirme, com certeza, teremos dado um grande passo nessas questões que dizem respeito à origem da vida.

E você, acredita que nos originamos de um ser comum como Luca? Ou acho que é tudo uma grande balela? Nos conte aqui nos comentários e aproveite pra marcar aquele amigo que adora essas histórias que falam sobre a origem da vida. Se você gosta de matérias parecidas com essa, não deixe de acessar a categoria "Ciência e Tecnologia" aqui do site. Lá você vai encontrar várias outras matérias sobre a origem da vida e sua evolução, além de diversos temas relacionados ao assunto.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+