Conheça o novo computador da IBM considerado o menor do mundo

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      20/03/18 às 09h09

Os anos vão passando e aparentemente os computadores e unidades de processamento de dados estão cada vez menores. Essa tendência vem pela busca da praticidade e de solucionar problemas. Vivemos em um mundo que está sobrecarregado de informações e dados. Nós precisamos sempre achar maneiras de armazenar essas informações.

Uma dessas soluções está sendo desenvolvida pela IBM, e está sendo focada no mercado corporativo. O tamanho dessa computador é impressionantemente pequeno e o que ele pode fazer, pelo tamanho dele, também é. Esse protótipo representa o futuro do processamento de dados, e, se tudo correr como planejado, dentro de pouco tempo ele estará presente em nosso cotidiano.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você o menor computador que você já viu. Seu tamanho é tão diminuto que ele vai mais parecer um "chip" do que um computador. Não se engane com seu tamanho, ele pode ser um grande diferencial para nossas vidas. Sabendo disso, a IBM está apostando nesses pequenos dispositivos. Conheça o novo computador da IBM considerado o menor do mundo.

Mini, Micro, Nano

Algumas décadas atrás, quando a palavra computador era usada, muitas pensavam em um grande trambolho que parecia ter saído de um filme de Sci-fi. Isso acontece porque, antigamente, computadores eram grandes equipamentos. Bem, hoje em dia essa realidade mudou e a tecnologia da computação é sinônimo de potência e praticidade.

Muitas pessoas que trabalham no ramo, principalmente as que são responsáveis pela parte de inovação, desenvolvem computadores cada vez menores. Muito disso vem da ideia desses computadores terem várias funcionalidades. Por exemplo, eles podem ser inseridos em produtos ou objetos para ajudar no monitoramento e coleta de dados.

IBM e inovação

Possuindo cerca de 64 placas mães, fotodetectores e outras tecnologias, esse computador da IBM possuí cerca de um milimetro quadrado. Contudo, seu tamanho pode ser um limitante. Esse computadorzinho possui a potência de processamento de um processador de 86x.

Em outras palavras, o que antes precisava de um "trambolho" para funcionar, agora cabe na pontinha do seu dedo.  A proposta de IBM é utilizar esse aparelhinho para analisar, comunicar e processar dados de Blockchain. Com a crescente onda das moedas digitais, esses computadores da IBM podem fazer grande diferença quanto a segurança de dados e transações.

Prático e seguro

Esses pequenos computadores tem capacidade de processamento suficiente para rastrear produtos, detectar fraudes e cobrar tarifas. Eles serão anexados a produtos e acredita-se que dentro de poucos anos já estarão no mercado. O custo de produção será de cerca de 10 centavos de dólar, o que viabiliza o desenvolvimento dessas peças e o acesso das mesmas por consumidores.

Espera-se que em um futuro próximo computadores do tamanho de um grão de sal estarão bastantes presentes no mercado corporativo. Esse que foi desenvolvido é apenas um protótipo, contudo, já é o primeiro passo para mais uma grande tendência da tecnologia.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima pessoal!

Via   gizmodo  
Imagens gizmodo
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+