Curiosidades

É possível que o ovo seja quebrado ainda dentro da galinha?

0

O ovo da galinha gera diversas curiosidades. Uma delas é se seria possível ser quebrado ainda dentro da galinha, antes de ser botado.

De acordo com uma matéria publicada na revista Superinteressante, até sair pela cloaca, a casca do ovo ainda apresenta uma textura elástica. Ela só endurece após alguns segundos em contato com o ar. Por causa disso, é difícil que o ovo se rompa ainda dentro da galinha.  Geralmente, é o resultado de maus-tratos, como o animal levar uma pancada no ventre, que pode resultar na quebra. 

Também é incomum que essa quebra aconteça por causa de uma queda – as galinhas, quando alçam pequenos voos, aterrissam sem expor o útero a uma batida. Quando o animal está doente, o ovo pode apresentar algum defeito, como uma casca mais fina, enrugada ou deformada. Mas ainda assim, costuma não quebrar dentro da galinha. 

A formação do ovo se inicia no ovário, onde estão todos os óvulos (gemas) que a galinha gerará durante toda a vida. Já o óvulo passa por uma série de órgãos internos, onde serão formadas a clara e a película que envolve a parte interna do ovo.  

Em seguida, o ovo segue para o útero. Nesse momento ocorre a parte mais demorada do processo de postura, que leva, ao todo, de 18 a 26 horas (para galinhas de granjas industriais, altamente produtivas). Ainda no útero, é formada a casca, feita basicamente com carbonato de cálcio.

Como saber se o ovo está bom? 

Foto: Reprodução

Outra curiosidade em relação aos ovos da galinha é sobre quando ele está bom. De acordo com o site Gazeta do Povo, existem testes e técnicas simples que informam se o produto está bom para consumo antes de abri-lo, evitando mau cheiro na cozinha e receitas arruinadas.

Popular nas redes sociais, o teste da lanterna é uma das formas de saber se o ovo está bom ou não para o consumo. O teste costuma ser rápido, com resultado eficaz e podendo ser observado com facilidade em ambientes mais escuros.

Para realizar o teste, você precisa encostar a luz de uma lanterna (pode ser a do próprio celular) na casca do ovo. Se o ovo estiver fresco, ele vai ficar todo iluminado, como se estivesse brilhando, mas se estiver podre, ficará escurecido.

“Também pode acontecer de o ovo ficar iluminado, mas com uma mancha escura. Isso indica que ele já não é tão fresco, mas ainda está próprio para consumo”, informou a nutricionista Rubia Santos, que integra o Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-PR).

“Muitas vezes, com a luz da lanterna, também é possível ver ramificações avermelhadas dentro do ovo. É sinal de que ele está fecundado”, acrescentou a profissional à Gazeta do Povo.

De acordo com Rubia, os ovos têm a casca porosa e são compostos por água, por isso o brilho depende da quantidade de líquido que o produto contém. Os frescos possuem bastante água, o que permite passar a luz. Em contrapartida, os ovos em estado de putrefação, perderam água e acumularam oxigênio.

“Quando o ovo não fica brilhante com a luz da lanterna, é porque ocorreram trocas gasosas e ele tem compostos de enxofre, que causam mau cheiro quando a casca é quebrada”, explica.

Teste da água 

Foto: Reprodução

Outro jeito de saber se o ovo está bom é o teste da água. Popularmente conhecido pelas donas de casa, nesse teste o ovo é imerso em um refratário cheio de água. Caso ele esteja bom, vai afundar de modo horizontal.

No entanto, se não estiver, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado. Esse teste também é determinado pela quantidade de líquido presente dentro do produto.

Como é um ovo fresco?

Foto: Reprodução

Mesmo com a eficácia dos testes, a melhor forma de evitar a contaminação é quebrar o ovo em um recipiente separado e observá-lo. De acordo com pesquisadores da área de Microbiologia e Segurança Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto (UCP), essa é a forma mais segura de garantir que o produto esteja livre de bactérias e próprio para consumo.

O ovo fresco costuma ter a gema bem redonda e a clara firme, brilhante, gelatinosa e com aroma que lembra cloro. Também é comum que a clara seja mais líquida, se espalhando mais facilmente e formando um segundo aro em volta da gema.

Fonte: Superinteressante, Gazeta do Povo

Ator de ‘Os Bons Companheiros’, Ray Liotta, morre aos 67 anos

Artigo anterior

Mulher convidou cachorro desconhecido para o café da manhã todos os dias em sua casa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido