E se Jesus Cristo viesse a São Paulo, como seria recebido?

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      05/12/14 às 18h23

A volta de Jesus ao mundo é uma promessa sobre a qual as religiões cristãs trabalham e doutrinam seus fiéis. Mas, mesmo que esse seja um assunto muito debatido dentro das igrejas, a verdade é que as pessoas o tratam como um dogma qualquer, bem distante da realidade. O pior de tudo é que acabam se esquecendo dos ensinamentos da Bíblia no dia-a-dia e, ao invés de acolher os que precisam, terminam por colaborar ainda mais com a pobreza, a desigualdade e a humilhações dos menos favorecidos.

Essas, aliás, foram algumas das conclusões tiradas pelo designer Douglas Téo, que decidiu viver na pele como os mendigos para dar andamento ao que talvez seja um dos projetos mais ousados de sua vida: um saio fotográfico, feito há três anos, chamado Hostilizado, que questiona a forma como Jesus Cristo seria recebido caso voltasse o mundo e (por infelicidade) viesse a São Paulo.

O resultado dessa investida foi tão pesado que, segundo Téo, só agora ele conseguiu finalizar tudo e editar as imagens, devido a carga e a responsabilidade que sentiu ao encarnar, ele próprio, o "homem de Nazaré". Para isso, aliás, ele precisou deixar os cabelos crescerem e perder nada menos que 10 quilos.

13

Segundo explicou o designer, antes de sair às ruas e dar vida ao seu personagem, ele primeiro estudou as imagens sacras das igrejas, para entender gestos e expressão faciais. Além disso, ele se forçou a vestir de mentigo e sair pelas ruas para entender a forma como as pessoas tratam quem vive nesse tipo de situação. Conforme o profissional, essa foi a parte mais desconfortável do trabalho, já que ele era enxotado até mesmo dos templos religiosos, sob ameaças de espancamento ou de chamarem a polícia.

Só depois de todo esse laboratório intenso é que Douglas Téo tomou coragem de viver sua própria "via sacra" nas ruas de São Paulo, mostrando a realidade da sarjeta e dos desabrigados. Isso porque, de acordo com ele, a intenção era retratar um Jesus sem milagres, que veio ao mundo somente com suas palavras e com a promessa do reino dos céus.

Quer saber como esse profeta seria tratado? Então confira as fotos abaixo:

15 14 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

Só para encerrar o assunto, uma curiosidade muito interessante sobre esse projeto é que o designer, durante os três ensaios fotográficos que fez nas ruas, ficava distante do fotógrafo. Assim, as pessoas não tinham ideia que tudo aquilo se tratava de arte e tudo que foi fotografado foi o que realmente acontece, sem interferência da produção!

Se quiser continuar lendo sobre assuntos relacionados a essa matéria, clique em As cidades com mais moradores de rua no mundo e 3 bons motivos científicos para ser pobre.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+