• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Escola combate o desperdício e a fome dando marmitas para alunos carentes nos finais de semana

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      10/04/19 às 15h30

Sabemos que a escola é muito importante para o aprendizado das crianças. Mas por vezes, ela é bem mais que isso. Muitas escolas públicas recebem alunos carentes, que vão à aula para aprender e também porque dependem do lanche escolar. Muitas vezes esses alunos não têm o que comer em casa. Infelizmente, essa ainda é uma realidade de muitas crianças pelo mundo. No Brasil mesmo, a única refeição diária de muitos alunos é na escola.

Outro problema quando se trata da fome no mundo, é o enorme desperdício de comida. Enquanto milhões de pessoas não têm o que comer, toneladas de alimentos são descartados diariamente. E no caso dos alunos que precisam do lanche da escola, nos finais de semana quando não tem aula, o que essas crianças comem?

Para lidar com isso, uma escola encontrou uma solução prática e eficaz para o problema. Uma forma de combater tanto a fome dos alunos quanto o desperdício dos alimentos. Agora eles usam todos as refeições que sobram da cantina e fazem marmitas para entregar aos alunos carentes nos finais de semana.

A escola

O Distrito Escolar de Elkhart, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, recebe vários alunos. Muitos dos estudantes dependem do café da manhã e do almoço gratuitos, que são fornecidos pela escola. Essas são suas principais fontes de alimentação. Como toda escola, a Elkhart também não tem aulas aos fins de semana, então muitos deles acabam não tendo o que comer em casa nesses dias.

Os administradores da escola perceberam também que uma grande quantidade de comida que não era consumida na cantina, indo direto para o lixo todos os dias. Pensando nesses alunos e também no desperdício de comida, a escola começou a guardar todos aqueles alimentos que seriam jogados fora. Eles congelam a comida e embalam em várias marmitas para que os alunos carentes possam levar para suas casas no fim de semana.

As marmitas

A medida foi uma forma que eles encontraram para diminuir o desperdício de comida e ainda ajudar os seus alunos. A escola se uniu em uma parceria com o grupo de recolhimento de alimentos, o Cultivate. A empresa coleta, embala e guardar corretamente todos os alimentos não consumidos nos almoços.

Em todas as sexta-feiras até o final do ano letivo, a escola entregará a 20 alunos em situação precária um pacote com oito refeições congeladas para que eles possam se alimentar em casa nos fins de semana.

"A iniciativa causou um grande impacto junto à comunidade", disse Melissa Ramey, professora da escola ao portal WSBT. "Estou orgulhosa disso. Foi de partir o coração saber que algumas de nossas crianças vão para casa nos fins de semana e não têm nada para comer. Agora, isso acabou".

É uma ideia que pode ser adotada por muitas outras escolas ao redor do mundo. Uma forma de lidar com dois problemas de uma vez só, na qual todos têm a ganhar com isso. E você, o que achou dessa iniciativa da escola? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+