Curiosidades

Espetaculares imagens da Estação Espacial passando em frente ao sol

0

As pessoas são fascinadas com o espaço e as coisas que há nele. Graças ao lançamento de uma Estação Espacial Internacional, os humanos começaram a entender mais do espaço. Esse local está nos ajudando a entender como podemos viver no espaço. E o mais incrível de se pensar é que, não muito tempo atrás, essa ideia não passava de pura ficção científica.

Assim, a Estação Espacial Internacional rende maravilhas mesmo nós estando na Terra, como foi o caso da imagem que o fotógrafo Jamie Cooper, de 52 anos, conseguiu registrar.

Ele percebeu que existia uma expectativa de poder ver a Estação Espacial sobre sua casa em Whilton, no condado de Northamptonshire, na Inglaterra, no dia 17 de junho. Por conta disso, o fotógrafo decidiu posicionar seu equipamento, um telescópio e uma câmera de vídeo de alta velocidade, em um lugar adequado.

Registro

BBC

Com isso, Cooper conseguiu gravar o movimento completo da Estação Espacial em frente ao sol às 10h22 no horário local. O mais impressionante é que essa passagem durou menos de um segundo. Depois de ter conseguido o registro, o fotógrafo profissional e astrônomo amador disse que estava no lugar certo, na hora certa.

BBC

“Era uma oportunidade que não podia perder”, afirmou ele.

“Há uma faixa muito estreita em que você, a Estação Espacial e o sol estão todos alinhados, e tem quase 5 quilômetros de largura. Verifiquei os dados três dias antes e parecia que não ia estar alinhada com a minha casa, verifiquei no dia anterior e ia estar sobre a minha casa. Em resumo, tive sorte”, disse ele.

Momento único

BBC

No momento em que a estação passou sobre a casa de Cooper, ela estava a aproximadamente 400 quilômetros de distância e viajava a cerca de 27.300 quilômetros por hora.

Estação Espacial

O fascínio pelo espaço, normalmente, vem desde criança. Tanto que entre as profissões mais faladas por crianças quando perguntadas o que querem ser quando crescerem, está a de astronauta.

Contudo, ser astronauta exige comprometimento e extrema dedicação. Os profissionais em potencial geralmente são selecionados e estão entre seus 30 e 40 anos. Normalmente, eles deixam carreiras de prestígio por uma chance na área. Eles começam de degrau em degrau até alcançar todas as possibilidades da profissão.

Por isso que a maioria das pessoas só vê como é o espaço quando algum registro é divulgado. Para nossa sorte, às vezes, temos vídeos de astronautas mostrando como dormir, usar o banheiro, ou fazendo alguma outra atividade. Por exemplo, vimos esses dois astronautas da NASA que fizeram uma caminhada espacial de aproximadamente seis horas fora da Estação Espacial Internacional para conseguirem instalar alguns painéis solares novos na estação.

Por mais que a caminhada já tenha sido feita, é possível acompanhá-la em vídeo. A NASA colocou o vídeo da transmissão ao vivo em seu canal do YouTube para que quem quiser ver possa admirar os astronautas trabalhando enquanto eles flutuam no vazio e frio do espaço.

Algumas das imagens parecem ter sido feitas de câmeras fixas, por isso mostram os astronautas trabalhando à distância. Contudo, de vez em quando, a imagem muda para a câmera do capacete de um dos dois astronautas e nos dá a visão em primeira pessoa do trabalho que está sendo feito.

Nessas imagens em primeira pessoa, o que as ilumina é a lanterna do astronauta. E dá ao espectador a compreensão da extensão infinita e escura do espaço ao fundo.

Os dois astronautas que fizeram esse trabalho, Thomas Pesquet e Shane Kimbrough, são profissionais bastante experientes. Essa foi a terceira e a sétima caminhada no espaço, respectivamente, e a terceira que os dois fizeram juntos.

Fonte: BBC

Imagens: BBC, YouTube

Estresse social pode acelerar envelhecimento do sistema imunológico

Artigo anterior

Chef do “Mocotó” rebate crítica sobre localização do restaurante

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido