Curiosidades

Essas são as cores de olhos mais raras do mundo

0

Existem diversas coisas que são consideradas naturalmente bonitas. Obviamente, isso varia muito do lugar onde você está, pois os “padrões” de beleza variam bastante. No entanto, uma coisa que chama bastante atenção em qualquer lugar do mundo é a cor dos olhos de uma pessoa.

Até porque, muito se diz que os olhos são a janela da alma. Eles realmente podem revelar muita coisa sobre alguém, sejam suas emoções ou até mesmo fatores genéticos. Isso porque, determinadas cores são mais raras do que outras. A A-Z-Animals listou quais são as cores de olhos mais raras no mundo.

Olhos mais raros

Cinza

Mistérios do mundo

Essa cor é vista em menos de 1% da população mundial. Quem tem olhos dessa cor pode ter seus tons variando desde um cinza azulado até um cinza esfumaçado. E assim como outras cores, dependendo da iluminação ela pode mudar.

A maior parte das pessoas que têm olhos cinza são do norte e do leste da Europa. Mesmo sabendo onde ele é mais incidente, como e por que essa tonalidade aparece ainda é um mistério.

Verde

Essa cor, mesmo que pareça mais comum, só existe em 2% da população. A tonalidade é mais vista entre os europeus, principalmente nos moradores da Islândia e Irlanda.

A cor verde vista nos olhos das pessoas é por conta de uma falta de melanina na íris, o que faz com que eles brilhem na luz.

Castanho-claro

Mistérios do mundo

Os olhos dessa tonalidade têm uma mistura de laranja, verde e dourado. Eles são vistos em 10% da população mundial. Por ter essa combinação de cores, sua tonalidade pode variar muito, sendo um castanho-claro cinza, castanho-claro azulado, ou até um olho multicolorido.

Esse tipo de olho é mais comum no Brasil, Espanha e Oriente Médio.

Azul

Os olhos azuis são vistos em 8 a 10% da população do mundo nos mais variados tons, indo do azul céu até um turquesa bastante intenso. Para uma pessoa ter olhos azuis, os genes dos dois pais têm que se alinhar. E onde essa cor é mais comum é na Dinamarca, Estônia e Suécia.

Castanho

Mistérios do mundo

Entre 55 e 79% da população mundial tem olhos castanhos. Eles são os mais comuns. E quanto mais melanina na íris, mais escuro será o castanho. Além disso, por esse tom ser dominante, uma criança pode herdar essa cor mesmo que somente um de seus pais a tenha. Eles são mais comuns nas populações africanas, asiáticas, indígenas americanas e hispânicas.

Cor dos olhos

Mistérios do mundo

O fator que mais influencia a cor dos olhos é a melanina. Ou seja, quanto mais melanina, mais escuros serão os olhos. No entanto, ela não é uma só. Isso porque existe a eumelanina, pigmento castanho-preto; e a feomelanina, que é o pigmento amarelo-vermelho.

Normalmente, as pessoas que estão mais perto do equador têm pele e olhos mais escuros, e as mais longe, pele e olhos mais claros. Contudo, a genética não é sempre uma coisa clara. Por exemplo, pais com olhos castanhos podem sim ter um bebê de olhos azuis. Isso porque não é somente a quantidade de melanina que influencia na cor deles, mas a sua distribuição também. Com todas essas complexidades é que a tonalidade do olho de uma pessoa será formada.

E com relação às cores, existem duas condições que são verdadeiramente únicas. São elas: a heterocromia e os olhos albinos. As pessoas que têm heterocromia têm um olho de cada cor. Já o albinismo é a falta extrema de melanina, por isso que quem o tem pode ter olhos que vão do violeta, passando pelo rosa e chegando até o vermelho.

Fonte: Mistérios do mundo

Imagens: Mistérios do mundo

Cadê Wilson? Colômbia desiste de resgatar cão que ajudou crianças na selva

Artigo anterior

Einstein estava certo: Teoria da Relatividade ganha nova e impressionante comprovação

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido