Curiosidades

Os olhos podem mostrar se você tem risco de morte precoce

0

Muita gente já deve ter ouvido a máxima de que os olhos são a janela da alma. Em suma, eles realmente podem revelar muita coisa a respeito de uma pessoa, inclusive se ela tem ou não um risco maior de morrer precocemente. Isso pode ser revelado através de um exame rápido e indolor do globo ocular.

Conforme as pessoas envelhecem, elas sofrem alguns impactos no corpo de todas as formas possíveis. Contudo, não é porque as pessoas têm a mesma idade que elas necessariamente terão um declínio físico na mesma proporção.

Uma forma de medir a verdadeira idade biológica de uma pessoa pode ser olhando fundo nos olhos dela. Como resultado, isso pode dar aos médicos um vislumbre da saúde futura dos seus pacientes.

Olhos

Revista news

Ensinou-se a um modelo de aprendizado de máquina como prever os anos de vida de uma pessoa simplesmente observando sua retina, que é o tecido na parte de trás do olho. O algoritmo desse modelo é tão preciso que ele conseguiu prever a idade de quase 47 mil adultos de meia-idade e idosos do Reino Unido durante três anos e meio.

Depois de um pouco mais de uma década do escaneamento dessas retinas, 1.871 pessoas morreram. As mortes foram daqueles que tinham retinas com aparência mais velha.

Por exemplo, se o algoritmo tinha previsto que a retina de uma pessoa era um ano mais velha do que a idade real dela, o risco de morte por qualquer causa nos próximos 11 anos teve um aumento de 2%. Nesse mesmo tempo, o risco de morte por alguma outra causa, que não uma doença cardiovascular ou câncer, aumentou 3%.

Risco de morte

Socientífica

Portanto, esses resultados apoiam as evidências recentes de que a retina é altamente sensível aos danos do envelhecimento. Até porque, esse tecido visível dos olhos hospeda vasos sanguíneos e nervos. Isso pode fornecer aos médicos informações importantes sobre a saúde vascular e cerebral de uma pessoa.

Estudos anteriores sugeriram que as células na parte de trás dos olhos humanos podem ajudar a prever o aparecimento de doenças cardiovasculares, doenças renais e outros sinais de envelhecimento. Contudo, esse é o primeiro estudo a mostrar a diferença de idade da retina como uma fonte que pode mostrar a mortalidade como um todo.

“A associação significativa entre a diferença de idade da retina e mortalidade não cardiovascular/não-câncer, juntamente com a crescente evidência da ligação entre olho e cérebro, pode apoiar a noção de que a retina é a ‘janela’ de doenças neurológicas”, escreveram os pesquisadores.

Como somente 20 pessoas no estudo morreram por conta de demência, os pesquisadores não conseguiram associar esse distúrbio cerebral com a saúde da retina.

Observações

Eduardo Paulino

Além disso, eles também mostraram que as mortes relacionadas com doenças cardiovasculares diminuíram nos últimos anos. Isso aconteceu porque a medicina continua a prevenir o que antes era visto como eventos fatais.

Tudo isso mostra que a saúde da retina pode ser um fator importante para a saúde cardiovascular, mesmo não estando ligada à mortalidade cardiovascular. Estudos anteriores mostraram que fotografias da retina podem ajudar a prever fatores de risco cardiovascular.

“Este corpo de trabalho apoia a hipótese de que a retina desempenha um papel importante no processo de envelhecimento e é sensível aos danos cumulativos do envelhecimento, que aumentam o risco de mortalidade. Outros preditores existentes da idade biológica, como neuroimagem, o relógio de metilação do DNA e o relógio de envelhecimento do transcriptoma, não são tão precisos quanto a diferença de idade da retina parece ser. A retina, por sua vez, pode ser facilmente escaneada em menos de 5 minutos. Se pudermos aprender mais sobre como essa camada de tecido está conectada ao resto do corpo, podemos ter uma excelente nova ferramenta em nossas mãos”, concluíram os autores.

Fonte: Science Alert

Imagens: Revista news, Socientífica, Eduardo Paulino

O que significa a tatuagem de ponto e vírgula?

Artigo anterior

A história das loterias

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido