Curiosidades

Final de semana deveria ter 3 dias para maior produtividade, diz ciência

0

Trabalhar é uma necessidade de praticamente todas as pessoas, e por mais que você trabalhe com aquilo que gosta, o final de semana sempre é esperado. Os dois dias de descanso, muitas vezes, são o que movem as pessoas durante a semana toda. Agora imagine se o final de semana tivesse não dois, mas três dias.

Se esse sonho se tornasse realidade, as pessoas teriam 42% do sem tempo semanal livre, ao invés dos 28% que acontece atualmente. Além disso, a vida com um final de semana de três dias seria bem mais feliz e as pessoas menos chatas. Essas conclusões não são baseadas em senso comum ou em uma observação de quando um feriado acontece na sexta-feira. A ciência também diz essas coisas se baseando em estudos. Em três estudos para ser mais específico.

Benefícios

Estadão

Um dos pontos positivos que um final de semana traria é que as pessoas seriam mais saudáveis. Até porque, passar horas e horas no escritório deixa qualquer pessoa estressada e isso consequentemente faz mal para a saúde do coração.

Nesse ponto, um estudo analisou os dados de mais de 600 mil americanos, europeus e australianos. Como resultado, ele descobriu que trabalhar 55 horas ou mais por semana, aumenta em 33% as chances de um infarto. Como se isso não bastasse, essas pessoas ainda têm 13% a mais de chances de sofrerem qualquer outro problema cardíaco. Esse estudo aponta que o ideal seria que as pessoas trabalhassem 40 horas por semana.

Um outro ponto benéfico de um final de semana de três dias seria com relação ao sono. Isso porque o excesso de trabalho acaba com o sono das pessoas. Aqui, um estudo feito com 10 mil trabalhadores descobriu que as pessoas que trabalham menos do que oito horas por dia caíam no sono mais rápido do que as que tinham cargas maiores.

Essa diferença foi vista não apenas na rapidez que as pessoas dormiam. Além de as pessoas com uma jornada de trabalho menor dormirem melhor, quando elas acordavam, se sentiam mais energizadas e prontas para encarar o novo dia do que as outras.

Mais produtividade

Manual do homem moderno

Se mesmo com esses benefícios ainda ficar difícil convencer o chefe, por exemplo, a implementar um final de semana de três dias, talvez esse último ponto o agrade mais. Com um descanso de três dias, as pessoas se sairiam bem melhor no trabalho.

Os pesquisadores da Harvard Business School obrigaram alguns funcionários de uma firma de consultoria em Boston a tirarem um dia a mais de folga toda semana. Depois de cinco meses fazendo isso, os clientes dessa empresa começaram a relatar uma melhora nos serviços prestados por esses funcionários. Em comparação, aqueles funcionários que continuaram com a carga horária de 50 horas semanais tiveram resultados piores.

Além de um rendimento maior, os estudos mostram que as pessoas com sono costumam brigar mais. Isso porque elas interpretam mal os sinais das outras pessoas, por exemplo, confundindo sinais de decepção com raiva.

Em prática

Clube da fala

Ver os resultados em estudos é fácil, agora implementar um final de semana de três dias nas empresas pode não ser uma coisa tão simples assim. Contudo, há alguns anos, algumas empresas colocaram em prática o descanso de três dias, e o resultado que elas tiveram foi bem animador.

Um exemplo foi Ryan Carson, dono de uma empresa de tecnologia dos EUA que diminuiu a carga horária dos seus funcionários para 32 horas semanais, em 2006. Desde então, ele disse que aconteceu uma grande mudança comportamental na empresa e que os funcionários passaram a trabalhar com mais alegria e disposição.

Além disso, depois da mudança feita, a produtividade foi muito maior do que quando a jornada de trabalho era maior. Ou seja, com o final de semana de três dias os funcionários ficam mais felizes e trabalham melhor e mais empenhados.

“Não se trata de mais tempo familiar, ou mais tempo para curtição, ou menos tempo de trabalho. Trata-se de viver uma vida total mais equilibrada. Nós, basicamente, tomamos um tratamento ridiculamente bom para as pessoas, porque achamos que é a coisa certa a fazer”, concluiu o empresário.

Fonte: Superinteressante, Almanaque SOS

Imagens: Manual do homem moderno, Estadão, Clube da fala

Goiânia é eleita a capital com internet fixa mais rápida do Brasil

Artigo anterior

Americano recebe indenização milionária por festa de aniversário surpresa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido