Curiosidades

Ford Galaxie 500 que pertenceu a Juscelino Kubitschek será restaurado pelo Exército

0

Quando o assunto é carro, independentemente do modelo, o que muitas pessoas desejam é que ele seja zero quilômetro, ou seja, um carro novo. No entanto, existem modelos antigos que podem valer muito mais do que qualquer novo por conta da sua importância histórica.

Um exemplo disso é o carro guardado por Flávio Noronha em sua coleção. O modelo não é somente um carro antigo, mas sim o veículo que foi do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek. Ele é um Ford Galaxie 500 de 1974 que, agora, por conta de um pedido de Noronha, será restaurado pelo Exército do nosso país.

Esse modelo foi o último carro particular de JK antes de ele morrer e estava no Memorial JK, em Brasília. Agora, quem irá restaurá-lo é o 16º Batalhão Logístico (16º B Log), com o objetivo de “apoiar a manutenção de material bélico, bem como restaurar viaturas militares antigas”.

Carro JK

Vrum

No entanto, essa não é a primeira vez que esse Ford Galaxie 500 passa por uma reforma. Em 2010, o Batalhão também o reformou. O diferencial agora é que eles farão um novo plano de recuperação do modelo.

Quando a restauração estiver completa, o carro de JK poderá participar de eventos oficiais e ser mais uma peça de contribuição para o legado do ex-presidente e na história de Brasília. E o carro tem um simbolismo maior na história do ex-presidente, porque como foi ele que criou o Grupo Executivo da Indústria Automotiva (GEIA), muitos o consideram como o pai da indústria automobilística nacional.

O previsto é que a restauração do carro seja feita até o final de setembro. Depois disso, o modelo irá para o Memorial JK em uma carreata.

Ford Galaxie

Vrum

A Ford produziu esse modelo Galaxie entre 1967 e 1983, no Brasil. Nessa época, ele chegou a ser o carro mais caro e luxuoso da marca. Por isso, quem o tinha eram empresários, figuras públicas e pessoas muito ricas.

Mesmo naquela época, o sedan já tinha direção hidráulica e ar-condicionado. As dimensões do carro também eram bem grandes, com 5,33 metros de comprimento, dois metros de largura e três metros de distância entre-eixos.

Nas primeiras versões do Ford Galaxie 500, ele tinha um motor V8 de 4.6 litros e 164 cavalos. E quando ele parou de ser produzido, outro sedan ocupou o seu lugar: o Del Rey.

Clássicos

Canaltech

O carro de JK tem a sua importância histórica, além de ser um modelo lindíssimo. Mas nem todo carro antigo precisa ter pertencido a uma figura histórica para valer a pena. Tanto é que existem modelos dos anos 1990 que, hoje em dia, ainda compensam ser comprados, como por exemplo:

1 – Chevette Júnior

Esse modelo é a versão “pelada” do sedan clássico da Chevrolet. Por isso que o Chevette Júnior não tem quase nenhum equipamento. Ele foi fabricado entre 1992 e 1993, conta com um motor 1.0 a gasolina e tem 50 cavalos de potência.

O carro ainda está na tabela Fipe e seus preços variam entre R$ 8.730 e R$ 8.949.

2 – Ford Escort Hobby

O carro foi fabricado entre 1993 e 1996 com dois modelos disponíveis: o com um motor 1.0, que era o mesmo do Gol 1000; ou o 1.6 CHT, que depois foi chamado de AE.

Esse carro popular ainda pode ser encontrado hoje em dia e, segundo a tabela Fipe, seu preço varia de acordo com o modelo. A versão 1.0 de 1993 chega a R$ 6.497, enquanto a versão 1.6 de 1995 sai por R$ 6.908.

3 – Volkswagen Gol 1000

Esse modelo também é bastante característico dos anos 1990 e gera uma saudade naqueles que amavam o carro que hoje está aposentado. Esse Gol foi lançado em 1981 pela montadora, contudo, foi em 1992 que ele ganhou seu motor de mil cilindradas e 50 cavalos de potência. Quando isso aconteceu o carro se encaixou na categoria popular.

De acordo com a base da Fipe, um Gol 1000 de 1993 custaria hoje, em média, R$ 10.526. Teoricamente, o modelo de 1992 sai por R$ 11.241, já os fabricados entre 1995 e 1996 saem por R$ 11.868 e R$ 12.174, respectivamente.

4 – Fusca Itamar

O nome do modelo faz referência ao plano do Presidente da República para fazer a retomada da produção de um dos carros mais populares e vendidos da Volkswagen.

Esse modelo foi fabricado entre 1993 e 1996 e, se for achado em um bom estado, é um verdadeiro item de colecionador. Por conta disso que esse carro custa hoje em dia R$ 42.750 na versão à gasolina. Já o modelo que roda com etanol sai a R$ 23.894.

Fonte: Vrum, Canaltech

Imagens: Vrum, Canaltech

Híbrido de humano e chimpanzé existiu e foi morto por médicos, garante cientista

Artigo anterior

O Auto da Compadecida 2′: revelados novos nomes no elenco e primeira foto oficial; veja

Próximo artigo