Curiosidades

Fotógrafo alemão captura imagem espetacular da Estação Espacial Internacional na frente do Sol

0

Graças ao lançamento de uma Estação Espacial Internacional, os humanos começaram a entender mais do espaço. Esse local está nos ajudando a entender como podemos viver no espaço. E o mais incrível de se pensar é que, não muito tempo atrás, essa ideia não passava de pura ficção científica.

Com todo seu tempo de operação, a Estação Espacial Internacional rende maravilhas para nós que estamos na Terra. Como ela está no espaço, ela passa pelo nosso planeta e pelo sol. E a nossa estrela foi o centro das atenções em outubro, quando aconteceu o eclipse solar. Nessa época, várias imagens incríveis foram feitas por fotógrafos do mundo todo.

Recentemente, o astrofotógrafo alemão Mehmet Ergün fez com que o sol tivesse destaque de novo ao publicar seu registro incrível. Nele é possível ver a Estação Espacial Internacional em frente ao sol.

Quem compartilhou o registro feito por Ergün foi a NASA, no dia 19 de novembro, na coluna “Imagem Astronômica do Dia”, nela aparecem a melhores fotos para que todos os fãs do mundo todo possam ver.

Registro

Tudo celular

Especificamente nesse registro é possível ter a ideia da dimensão do sol em comparação com a Estação Espacial Internacional, que parece ser uma mosca. Além dessa perspectiva, uma coisa importante sobre esse registro é a definição das camadas da nossa estrela. Elas são responsáveis por criar uma textura única m erupções de plasma em temperaturas altíssimas que chegam a quase 15 milhões de graus Celsius.

“Transitar pelo Sol não é muito incomum para a ISS, que orbita a Terra a cada 90 minutos. Mas, obter a localização, o tempo e o equipamento certos para uma ótima imagem é raro. O registro em destaque combinou três imagens, todas tiradas em 2021, do mesmo local e quase ao mesmo tempo”, explicou a NASA.

Ao todo, Ergün fez três registros. O primeiro deles  conseguiu capturar o detalhes do topo do sol. O segundo, a textura. E o terceiro, que foi o mais difícil, conseguiu registrar a Estação Espacial Internacional com vários detalhes, dentre eles a cápsula Crew Dragon acoplada na área inferior.

Estação Espacial Internacional

BBC

Por mais que seja uma coisa rara de ser feita, isso não quer dizer que o único registro da Estação Espacial Internacional passando pelo sol tenha sido feito agora.

Tanto que, o fotógrafo Jamie Cooper, de 52 anos, também conseguiu fazer esse registro. Ele percebeu que existia uma expectativa de poder ver a Estação Espacial sobre sua casa em Whilton, no condado de Northamptonshire, na Inglaterra, no dia 17 de junho de 2022. Por conta disso, o fotógrafo decidiu posicionar seu equipamento, um telescópio e uma câmera de vídeo de alta velocidade, em um lugar adequado.

Com isso, Cooper conseguiu gravar o movimento completo da Estação Espacial em frente ao sol às 10h22 no horário local. O mais impressionante é que essa passagem durou menos de um segundo. Depois de ter conseguido o registro, o fotógrafo profissional e astrônomo amador disse que estava no lugar certo, na hora certa.

“Era uma oportunidade que não podia perder”, afirmou ele.

“Há uma faixa muito estreita em que você, a Estação Espacial e o sol estão todos alinhados, e tem quase 5 quilômetros de largura. Verifiquei os dados três dias antes e parecia que não ia estar alinhada com a minha casa, verifiquei no dia anterior e ia estar sobre a minha casa. Em resumo, tive sorte”, disse ele.

No momento em que a estação passou sobre a casa de Cooper, ela estava a aproximadamente 400 quilômetros de distância e viajava a cerca de 27.300 quilômetros por hora.

Fonte: Tudo celular, BBC

Imagens: Tudo celular, BBC

Fóssil revela semelhanças entre homem pré-histórico e atual

Artigo anterior

Explosão Solar além do apagão da internet: quais são os outros efeitos para a Terra?

Próximo artigo