• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Garota africana dá o primeiro sorriso após remoção de tumor

POR Bruno Dias    EM Compartilhando coisa boa      08/05/19 às 17h02

O tumor é um crescimento anormal das células que pode acontecer em qualquer tecido do corpo. E existem dois tipos, os malignos, que são aqueles cancerígenos, e os benignos, sem maiores complicações. Normalmente, os tumores surgem quando as células se subdividem excessivamente no corpo.

As células do nosso corpo seguem uma sequência que é nascer e fazer suas funções no nosso corpo. E quando elas perdem a função ou são danificadas de algum jeito, elas morrem e dão lugar a outras. O nosso organismo controla essa divisão celular para que não haja uma produção excessiva.

Mas o tumor se forma quando, por alguma razão, uma das células do corpo tem uma mutação e deixa de morrer e o organismo não percebe. E exatamente por isso ele continua a produzir novas células sem as antigas terem morrido e precisarem ser substituídas. E isso é o que conhecemos como tumor.

Eles podem se formar em variadas partes do nosso corpo. No caso dessa menina de 12 anos, o tumor que ela tinha tomava conta do seu rosto praticamente todo. E depois que os cirurgiões conseguiram remover o mesmo, eles, literalmente, admitiram que aquilo estava matando a garota. Após se livrar do tumor, a jovem pôde finalmente sorrir de novo.

Jovem

Chamada apenas de Kaltoumi, a jovem tinha recebido a notícia de que teria apenas mais três meses de vida. Isso porque o tumor em seu rosto restringia sua alimentação e estava sufocando a jovem.

A menina já convivia com o tumor por cinco anos. E nesse período de tempo, ele crescia cada vez mais. Isso até que os cirurgiões do Africa Mercy, que é um navio hospitalar que atende os países de terceiro mundo, ancorou em Camarões, a cidade da menina.

Então, o governo de Camarões levou a menina até os médicos. Quando ela já estava no navio, a equipe de cirurgia trabalhou incansavelmente para remover o tumor do rosto de Kaltoumi.
Depois da cirurgia feita e bem sucedida, Kaltoumi conseguiu sorrir corretamente pela primeira vez. "Parece que um peso foi tirado de mim", disse.

O médico que a operou, Gary Parker, descreveu a menina como uma garota-propaganda para outras cinco bilhões de pessoas, em países mais pobres, que não têm acesso às cirurgias que podem ser acessíveis e seguras.

"Por causa da falta de acesso aos cuidados que ela precisava, uma menina de 12 anos acabou com um enorme tumor ameaçando sua vida. Um homem se torna uma criatura de seu uniforme. O ' uniforme' que é colocado em alguém como Kaltoumi, como este tumor incessantemente crescente, diz que você é amaldiçoado", comenta Parker.

"Você não é um membro digno desta raça humana. Quando esse uniforme muda, coisas dramáticas podem acontecer. Quem você é, o que foi perdido por todos esses anos, começa a borbulhar de novo. Ela tem potencial para mudar o mundo porque tem a determinação de nunca desistir", continuou.

Resultado

No dia seguinte à cirurgia, Kaltoumi viu seu rosto e sorriu. Mas a recuperação da menina foi um caminho longo e ela teve que voltar ao navio durante vários meses para receber um tratamento mais rigoroso.

Durante todo esse tempo que a menina foi ao barco, ela estabeleceu uma ligação muito forte com a voluntária Carys Parker.

"Quando eu a conheci, ela estava reservada e hesitante em tentar novos jogos e atividades comigo. Mas em questão de semanas era impossível ver Kaltoumi sem ouvir sua risada e ser esmagada por um de seus abraços", conta Carys.

"Ela ama a vida e quer compartilhar esse amor e alegria com os outros. Realmente é preciso uma aldeia para trazer uma mudança tão incrível", continua a voluntária. Os sonhos de Kaltoumi é voltar para a escola e terminar sua educação, além de expandir a fazenda da família para vender seus produtos ao mercado local.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Ladbible  
Imagens Ladbible
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+