• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A história por trás destas 10 imagens coloridas comoventes do Holocausto que foram desprezadas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      19/03/19 às 18h48

Há aproximadamente cinco anos atrás, foi criado um portfólio com imagens coloridas do Holocausto produzidas pelo artista estadunidense Joachim West, para que fosse entregue à organizações dedicadas à preservação das memórias deste terrível momento da história da humanidade e assim para que pudessem trabalhar juntos.

Muitos sequer responderam ao artista e os que responderam, segundo ele, pareciam não estar muito interessados em imagens coloridas daquele período. Para ele, as pessoas estavam desprezando a oportunidade de poderem ser impactados com a força que aquelas imagens possuíam e de poderem se conectar com as preciosas vidas que foram perdidas.

O projeto de Joachim

Joachim então decidiu que abandonaria o projeto até que ele viu um artigo no The New York Times no ano passado, publicado no Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, com números impressionantes de pessoas que não tinham conhecimento, nem mesmo básico, do Holocausto nos Estados Unidos. Estes números eram ainda mais expressivos entre os mais jovens.

Foi então que o artista decidiu colocar suas imagens em um portal na internet. Em pouco tempo, as reações começaram a surgir. "Meu email explodiu imediatamente. As pessoas queriam permissão para postar as imagens em seu site, queriam me entrevistar, queriam permissão para relatar o trabalho. Uma escola secundária local usou as imagens em sua discussão sobre o Holocausto", escreveu Joachim para o Bored Panda.

Dezenas de milhares de pessoas tiveram acesso à publicação. Sites de notícias do mundo todo estavam falando sobre essas imagens e Joachim realmente ficou impressionado com o impacto que seu trabalho estava tendo sobre as pessoas no mundo todo.

Neste ano não foi diferente. A história sobre essas poderosas imagens ressurgiu e ainda mais pessoas tiveram acesso à elas. Muitas pessoas foram em busca de Joachim para dar entrevistas e conhecerem mais sobre seu trabalho e, obviamente, sobre as fotos.

E, apesar de tantas pessoas falando sobre o assunto, Joachim se disse surpreso quando percebeu que muitos artigos ainda continuavam a apontar sobre como as pessoas eram ignorantes a respeito de tudo o que ocorreu. Segundo uma publicação da BBC, problema semelhante está ocorrendo na Inglaterra.

Imagens que falam

"Precisamos fazer algo para melhorar a qualidade da educação sobre o Holocausto, porque é um importante lembrete do terrível custo do ódio humano", afirmou. Ainda segundo Joachim, as pessoas lhe encaminhavam e-mails e mensagens querendo lhe contar sobre as experiências vivências de seus familiares naquele período. Cada uma dessas histórias partia ainda mais seu coração.

"Nós, como seres humanos, somos todos preciosos uns para os outros. Nós não podemos viver sem o outro. O custo das vidas perdidas no Holocausto é inimaginável. Somos todos mais pobres por causa do que aconteceu", escreveu o estadunidense. Joachim ainda contou ao portal uma curiosa história que rebebeu em um dos e-mails.

"Um dos meus e-mails favoritos era de um jovem cuja avó tinha lutado na revolta do gueto de Varsóvia e possuía apenas uma foto dela. Ele queria me agradecer e me contar sobre sua história e me mostrar sua foto", completou.

Joachim também falou sobre como teme o futuro onde as pessoas simplesmente desconheçam algo tão terrível quanto o Holocausto. "Estou com medo do mundo agora. Como se diz: "Aqueles que não conhecem sua história estão condenados a repeti-la". Estou preocupado que estamos esquecendo o que é realmente importante. O mundo precisa desesperadamente de mais amor e precisa de menos ódio", concluiu.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Bored Panda  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+