Curiosidades

Hotéis na Coreia do Norte: veja imagens das cápsulas do tempo

0

Hotéis são lugares que as pessoas param para descansar longe de casa. Por isso, as empresas buscam oferecer conforto e um espaço neutro, para atender às diversas demandas de clientes de todo o mundo. No entanto, alguns hotéis oferecem acomodações especiais e temáticas. No caso da Coreia do Norte, as empresas oferecem uma viagem ao passado.

Logo, para muitas pessoas que visitam o país, a sensação é de que voltaram algumas décadas no tempo, seja pelas roupas, falta de tecnologia ou pela forma que os hotéis são decorados.

Em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, os hotéis foram projetados em 1970 e a arquitetura e decorações mostram isso claramente. Dessa forma, essa experiência de entrar em uma “cápsula do tempo” é relatada por Julie Lee, repórter da BBC na Coreia, em seu novo livro sobre a cultura norte-coreana.

Visita à Coreia do Norte

O turismo na Coreia do Norte é extremamente controlado pelo Estado. Então, tudo que um turista faz deve ser pré-aprovado pelas autoridades e não há espaço para negociações e pedidos.

Dessa forma, isso significa que os turistas seguem o mesmo roteiro, visitando os mesmos locais e conhecendo partes específicas e deliberadamente aprovadas da cultura local.

Com isso em mente, na primavera de 2019, os fotógrafos James Scullin e Nicole Reed, da Austrália, fizeram um passeio de cinco noites na capital Pyongyang. Assim, nesse período, visitaram 11 hotéis internacionais. Como resultado da experiência, estão lançando um livro intitulado “Hotels of Pyongyang” (Hotéis de Pyongyang).

Hotéis de Pyongyang

Hotel Coreia do Norte

Nicole Reed

James Scullin, além de ser fotógrafo, também é guia turístico. Dessa forma, o australiano já visitou a capital Pyongyang um total de oito vezes. De acordo com o fotógrafo, os hotéis são espaços mais neutros, com menos vigilância em comparação com outros locais.

Por meio da arquitetura e decorações dos espaços disponíveis para visitantes, é possível ter uma visão interessante sobre o país tão isolado do mundo mas que segue sendo de extremo interesse de turistas.

Sendo assim, os hotéis da Coreia do Norte são todos administrados pelo Estado. Portanto, fazem pouco esforço em se divulgar por meio de propagandas. Como isso é diferente do restante do mundo, os turistas estranham essa falta de publicidade.

“É realmente bizarro, porque estamos tão acostumados com isso”, diz Scullin. “Isso me faz pensar em como era nosso país antes da globalização.” De acordo com o fotógrafo, os hotéis são: “relíquias bem conservadas dos velhos tempos”.

Isso porque muitos dos hotéis foram construídos durante as décadas de 1970 e 1980 pela Alemanha Oriental e também pela União Soviética. Por conta da Guerra da Coreia, grande parte da cidade estava destruída.

Turistas

Considerando que a Coreia do Norte é isolada do restante do mundo e não possui liberdade de exploração, pode-se supor que não há turistas. Contudo, Scullin e Reed relataram que os hotéis estavam cheios de turistas em 2019. Assim, a maior parte deles eram da China.

“Nossas fotos dão a impressão de que os hotéis estão desertos, mas isso não é verdade. Os hotéis estavam lotados. Quando você faz turismo na Coreia do Norte, acorda às 8h e entra em um ônibus que leva a museus e monumentos”, diz Scullin.

“Você não pode simplesmente ficar dormindo no hotel porque está em uma visita guiada. Nosso projeto foi ótimo porque tínhamos guias pessoais e apenas dirigíamos de hotel em hotel.”

Estima-se que aproximadamente 100 mil turistas – a maior parte da China – visitam a Coreia do Norte a cada ano. Já pessoas não chinesas são 8 mil a 10 mil anualmente.

Segundo Scullin, os turistas chineses gostam de visitar a Coreia do Norte pelo mesmo motivo: o país os lembram a China na década de 1980.

Ao visitar a Coreia do Norte, eles estão essencialmente visitando sua própria história. Muitas pessoas da Alemanha Oriental, Rússia e antigos países da União Soviética visitam o país por motivos semelhantes. “Ocidentais como nós visitam porque é tão único e diferente”, diz Sculling.

Fonte: BBC

Esse gato viralizou por conta do seu tamanho e peso

Artigo anterior

O jovem que estudou em casa sem energia elétrica e passou para medicina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido