Curiosidades

Indiano transforma terra árida em pomar com 10.000 árvores

0

O indiano, Satyendra Gautam Manjhi, começou a plantar árvores em um campo árido – e repleto de areia – há 15 anos e, agora, ganhou destaque na Índia, por transformar o terreno baldio em um pomar com 10.000 árvores. De acordo com o portal de notícias Odditycentral, o indiano começou a plantar as árvores logo depois de ter recebido a visita de Dashrath Manjhi, um sujeito que é conhecido na Índia como “o homem que moveu uma montanha”.

Início de uma jornada

Manjhi, atualmente, vive na pequena aldeia de Imaliyachak, no estado indiano de Bihar, e por ser um homem simples, valoriza tudo o que a terra fornece. A história de como ele passou 15 anos esculpindo e modelando uma montanha para realizar um sonho inspirou toda uma geração.

“Quando me visitou pela primeira vez, Dashrath Manjhi disse para plantar eu plantar um pomar nesta área”, disse o indiano. “Quando comecei, o terreno era um lugar árido, similar a um deserto, pois havia areia por toda parte. Foi muito difícil no começo. Eu buscava água em casa para molhar as árvores”.

Além do solo não ser ideal para o cultivo, Manjhi teve que lidar constantemente com os animais selvagens, que, vez ou outra, destruíram as árvores que haviam acabado de ser plantadas. “Felizmente, eu não desisti”, revelou.

Para tentar controlar os ataques dos animais que viviam nas proximidades e proteger o local, o indiano construiu ao redor do terreno um muro vivo, composto basicamente de arbustos. “Foi um trabalho árduo, mas até hoje a cerca viva protege meu pomar e olha que já se passaram 15 anos”.

Pomar

Com o tempo, o pomar de Manjhi, que consiste principalmente de uma variedade de goiabeiras Allahabad, cresceu e o terreno baldio onde tudo começou tornou-se um verdadeiro oásis. Depois de todos esses anos, a dedicação de Manjhi para com o pomar se espalhou por Bihar e as autoridades locais acabaram oferecendo-o uma comissão estadual.

“Quando o ministro-chefe de Bihar, Nitish Kumar, soube como foi capaz de contribuir para a proteção ambiental, fui nomeado membro da Comissão de Proteção à Criança”, disse o indiano à Agência de Notícias ANI.

As 10.000 árvores cultivadas no local trouxe ao homem tenaz o respeito e a gratidão de outros aldeões e funcionários do estado. “Exorto o povo deste país a começar a plantar árvores”, disse.

Reflorestamento

De acordo com o blog Ecooar, o reflorestamento é um trabalho de recuperação que visa recuperar áreas que, seja por conta de fenômenos naturais ou ações humanas, perderam parte da vegetação. Ainda de acordo com o blog, a “recuperação pode acontecer tanto por meio do plantio de mudas de árvores nativas como também da manutenção da vegetação que ainda está preservada”.

A atividade que visa a recuperação ambiental gera muitos benefícios, como, por exemplo, “retenção de CO²; diminuição das altas temperaturas que estamos enfrentando; recuperação de nascentes; proteção de bacias hidrográficas; redução da poluição sonora; manutenção da biodiversidade; controle e prevenção de erosões e deslizamentos de terra; embelezamento de paisagens; incentivo ao ecoturismo e contato direto com a natureza e abrigo e alimentação para fauna”.

O peso extremo das cidades está fazendo com que elas afundem

Matéria anterior

Todos acreditamos em teorias da conspiração, mas existe um ponto em que isso sai do controle

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.