• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Jovem resgata idosa que vivia em situação insalubre e leva pra casa

POR Bruno Destéfano    EM Compartilhando coisa boa      28/06/19 às 14h29

Esdras Andrade, de 23 anos, resgatou uma idosa que vivia em local insustentável e prejudicial à sua saúde. Dona Cidinha morava em condições insalubres, assim como seus animais de estimação. Por meio de denúncias de maus-tratos contra os animais, o jovem a conheceu. Impossível não ficar afetado com a situação, porque muita gente não fazia ideia o que estava acontecendo lá. Esdras Andrade é um jovem adestrador de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que se acostumou a resgatar animais abandonados ou tratados de maneira cruelmente violenta. Em 2017, o jovem se viu dentro da situação da Cidinha e teve que fazer algo a respeito. Para salvar os bichinhos, ele também precisaria salvá-la. Assim, deu-se início a grande boa ação: o jovem resgata idosa que vivia em situação insalubre e leva pra casa.

Por vezes, acabamos enxergando o problema apenas sob uma ótica. Acabamos não vendo as circunstâncias em sua totalidade. Não eram maus-tratos inferidos diretamente pela idosa. Ela estava precisando de ajuda antes de mais nada.

Situação insalubre

À frente do Projeto Abrigo Escola, o jovem protetor Esdras Andrade, já se habituara em resgatar animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Entretanto, em 2017, aconteceu algo inesperado: Esdras percebera que a Dona Cida é quem precisava de ajuda. Dessa forma, os seus animais de estimação não sofreriam o mesmo que ela estava sofrendo.

A senhora estava abaixo do peso, com um 'bolor' na dentadura e sarna nos braços. Além disso, o lixo estava acumulado pelas dependências da casa e a cama de Cidinha molhara-se em urina. Tanto a geladeira quanto o banheiro estavam infestados por ratos.

Como não tem filhos para lhe amparar, a idosa dependia da ajuda de vizinhos. Infelizmente, eles não podiam estar presentes o tempo inteiro. Esdras levou os animais para o abrigo e passou a ir à casa de Cidinha com o objetivo de convencê-la de que aquele lugar não a fazia bem. Sua primeira ação foi a de enviar um ofício para a prefeitura. Nele, Esdras solicitava ajuda para que levassem a idosa em um abrigo.

Jovem resgata idosa que vivia em situação insalubre e leva pra casa

Esdras não conseguiu esperar. Depois de insistir muito, Cidinha decidiu que o melhor seria ir para a casa do jovem. Ao mesmo tempo em que cuidavam dela, Esdras e voluntários do Projeto Abrigo Escola limparam toda a casa de Cidinha. Eles também pintaram a casa. No entanto, mesmo assim, não havia a menor chance de Cidinha voltar para lá.

"Foi uma luta até convencê-la. Ela dizia que não ficava sozinha, que os bichos subiam na cama, mas eram ratos. Então, eu a abracei como se fosse parte de mim, e fiz tudo o que pude por ela. Em casa, eu conseguia dar atenção pra ela 24 horas por dia", disse Esdras em conversa com o Razões para Acreditar.

Cerca de 51 dias se passaram até o asilo atender a solicitação de Esdras. "A minha vida é muito corrida, mas sempre que posso eu vou visitá-la. Sempre levo um cachorrinho, não só pra ela, mas também para os outros idosos", explicou.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+