Curiosidades

Kiruna: Por que uma cidade está sendo mudada de lugar?

0

A cidade de Kiruna, na Suécia, está sendo toda mudada de lugar. Isso inclui, suas ruas, casas e infraestrutura. A mudança será para 3 km ao leste. Ficou curioso sobre o porquê? Para saber o motivo dessa mudança, continue lendo a matéria.

Por que a cidade vai mudar de lugar?

Casa Vogue

A mudança começa na virada do século XX, quando a mineradora LKAB (Luossavaara-Kiirunavaara Aktiebolag) inicia a exploração de reservas de ferro na Lapônia Sueca. Com o objetivo de acomodar seus trabalhadores e tornar a operação realizável, a empresa fundou a cidade de Kiruna em abril de 1900.

Após isso, nas décadas posteriores a cidade cresceu e atualmente possui mais de 20 mil moradores. Além disso, ela se tornou um local para lançamento de foguetes. Nela também foi construído um famoso hotel de gelo, sem contar que a cidade atrai os turistas à sua igreja e outros pontos. Outro fato interessante é a cidade estar ao norte da Suécia, possuindo a oportunidade de assistir fenômenos naturais como a aurora boreal e o sol da meia-noite. 

Vale lembrar também que os minérios seguem sendo a fonte de sustento da cidade. Eles são responsáveis por 90% da produção de ferro da União Europeia. Esse alto índice é devido ao minério extraído em Kiruna ser mais puro que o de outras minas do continente.

No entanto, a mineração além de sustento virou uma ameaça para a cidade. Isso porque ela gera vários impactos ambientais. Em Kiruna, o maior risco é o de erosão do solo, já que os depósitos de ferro estão em um ângulo de 60 graus, fazendo com que a retirada provoque rachaduras ao solo perto da mina.

Apesar de no começo isso não ser um problema, conforme o ferro foi sendo retirado, a erosão acabou aumentando. Agora, ela chegou à cidade e está comprometendo a estrutura dos prédios.

Por isso, no início dos anos 2000, foi decidido que parte de Kiruna seria movida para outro local, tornando possível que a mineradora continuasse com as suas atividades. Apesar da ideia parecer inusitada, essa era a melhor opção, visto que a LKAB representa cerca de 20% da população. Sendo assim, o prejuízo com a paralisação seria superior.

A nova localização de Kiruna

Casa Vogue

Após uma série de propostas, em 2010 foi definido onde será o novo local, a três quilômetros do local original. Para o novo lugar, foi feito até mesmo um concurso internacional de arquitetos para escolher o plano de ação ideal.

A proposta vencedora inclui a construção de um centro com nova prefeitura, praças e outros espaços de convivência. Esse projeto recebeu a aprovação dos moradores.

A mudança foi iniciada em 2014, quando foi instalada a infraestrutura. Para os moradores, foi dada a opção de vender seus imóveis por uma valor 20% maior que o de mercado ou ganhar uma nova propriedade após a mudança. As estimativas é que pelo menos 6 mil pessoas devem fazer essa escolha e se mudar.

Por outro lado, 21 prédios históricos, como uma igreja com mais de 100 anos, deverão ser movidos para a nova Kiruna. Para a mudança, alguns imóveis devem ser carregados inteiros, em caminhões, já outros terão que ser reconstruídos desde o início.

O objetivo é mudar a cidade aos poucos, começando pelas regiões que precisam ser movidas primeiro. Além disso, a ideia é que o projeto seja concluído até o final do século. O investimento da mineradora, durante toda a mudança, será de cerca de 1 bilhão de dólares.

Fonte: Mega Curioso

Atacama: O deserto apolar mais seco do mundo

Artigo anterior

Jogar videogame traz benefícios à saúde?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido