• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Mais de 5 mil pessoas esperaram durante horas na fila para doar células tronco

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      07/03/19 às 15h39

Ver pessoas esperando horas em filas para adquirir a nova edição do iPhone é comum, agora ver mais de 5 mil pessoas esperando horas debaixo de chuva em uma fila por uma boa causa não era tão comum assim. Após um apelo de uma mãe, feito nas redes sociais, em busca de um doador de células troco para o seu filho de 5 anos com um câncer, várias pessoas se sensibilizaram com a causa e se mobilizaram para ajudar.

Oscar Saxelby-Lee de 5 anos foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda em dezembro do ano passado. Esse tipo raro de câncer é muito agressivo e faz com que a medula óssea libere glóbulos brancos imaturos. Por quatro semanas, o menino passou por um intenso tratamento quimioterápico, mas não teve o efeito esperado, e os médicos informaram a família que ele precisaria de um transplante de células tronco urgente, e deram até três meses para encontrar um doador compatível com o pequeno Oscar.

Com a notícia, Olivia Saxelby e Jamie Lee pais de Oscar, iniciaram uma corrida contra o tempo para salvar o seu filho. E eles contaram com a ajuda especial da comunidade da cidade de Worcester, na Inglaterra, e principalmente da escola onde o menino estuda, a Escola Primária de Pitmaston, que deu início a campanha online De mãos dadas por Oscar. "Decidimos que faríamos o que fosse necessário para encontrar um doador para o Oscar", disse Sue Bladen, gerente de negócios da escola.

A campanha

Os pais de Oscar e a escola decidiram organizar um evento de doação por meio da DKMS, uma organização internacional sem fins lucrativos que ajuda a encontrar doadores para pacientes com câncer. Qualquer pessoa com idade entre 17 e 55 anos poderia se inscrever para ser um doador.

E a iniciativa teve uma resposta muito positiva desde o começo, quando mais de 200 pessoas se disponibilizaram para ajudar com o evento, que excedeu as expectativas mais otimistas de comparecimento. Só no primeiro dia, mais de 1.800 doadores foram registrados, número que foi ainda maior no segundo dia de evento, quando mais de 3.000 pessoas apareceram no lugar para se registraram para serem doadores em potencial.

"As pessoas faziam fila ao redor do quarteirão, na chuva torrencial, e ninguém gemeu sobre isso. O espírito que tivemos aqui foi absolutamente incrível, a generosidade das pessoas", disse Sue Bladen, que ajudou na organização do evento que foi feito na escola.

Surpreendidos com a quantidade de pessoas que compareceu, Olivia e Jamie fizeram questão de ir à escola agradecer pessoalmente alguns dos possíveis doadores.

"Deixar Oscar esta manhã para mostrar nossa gratidão a todos aqueles que ficaram do nosso lado e fizeram sua parte para ajudar a salvar nosso lindo, gentil e amoroso garoto foi muito difícil, mas de volta seu rostinho se iluminou quando compartilhamos todos os adoráveis vídeos ", disse Saxelby em um post no Facebook.

A procura por um doador

De acordo com a DKMS, 4.855 pessoas foram até a escola de Oscar para se registrar no final de semana, quebrando o recorde de eventos da organização. Com essa quantidade de possíveis doadores, as chances de Oscar e outras pessoas que aguardam por um transplante de células tronco encontrarem doadores compatíveis aumentam consideravelmente. E mesmo após o evento que aconteceu no final de semana, as inscrições continuaram online.

"É incrível ouvir que outras 1.000 pessoas se registraram no DKMS on-line no último final de semana elevando o total para 5.800 pessoas", disse Kate Wilcock, diretora da escola.

Essa foi apenas a primeira fase da missão em busca por um doador para Oscar, agora será necessário no mínimo seis semanas para identificar se algum dos potenciais doadores é compatível com o menino.

Vamos estar torcendo muito para que encontrem, e que muito em breve, Oscar possa se curar e voltar para casa com saúde.

Próxima Matéria
Imagens Daily Star
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+