Curiosidades

Médico remove parasita de 15 centímetros do olho de idoso

0

Um paciente de 60 anos de idade teve uma surpresa inesperada em sua última visita ao oftalmologista. O homem estava sentindo dores nos olhos e uma coceira constante. Ao chegar no hospital, os médicos diagnosticaram que o paciente estava com um verme no olho.

O wuchereria bancrofti, de 15 centímetros, foi retirado imediatamente, já que sua presença poderia colocar em risco a visão do homem. Além de tudo, era importante retirar o organismo ainda vivo, já que matá-lo poderia liberar alguma substância no olho do paciente. Além disso, seria um pouco difícil imobilizá-lo.

Parasita humano

O parasita encontrado no corpo do paciente é um wuchereria bancrofti, também conhecida como filária. Ela é transmitida através da picada da mosca varejeira. Assim que entra na corrente sanguínea, as larvas vão para os vasos linfáticos onde se tornam adultas e se reproduzem.

Elas se espalham pelo sangue e órgãos do hospedeiro, assim como aconteceu com o homem acima. Além do parasita encontrado em seu olho, o sangue também estava cheio de parasitas.

Os sintomas demoram para aparecer, já que tudo depende da evolução dos parasitas. A longo prazo a presença dos parasitas pode causar a obstrução dos vasos sanguíneos e a ocorrência da elefantíase.

Bicho de olho

Loiasis é uma infestação causada pela presença da larva loa loa no olho da vítima. Causa irritação, dor e coceiras. Sintomas muito semelhantes ao do parasita filária.

Felizmente essa infecção não é muito comum no Brasil, já que é causada por uma mosca de manga, comum da África. A evolução da doença só ocorre depois de 5 meses, quando a larva se espalha pelo corpo e consequentemente ataca o olho da vítima.

Por incrível que pareça, casos como esse não são assim tão raros. Abby Beckley, uma americana, foi infectada pela larva do boi. O pior, não era apenas uma, mas 14 vermes em seu olho, que estavam lá há 2 anos atrás. Felizmente, elas não estavam tão grandes e ela conseguiu retirar antes que algo pior acontecesse.

Disney libera o primeiro trailer da versão live action de Aladdin

Matéria anterior

Conheça a noiva mais velha do mundo que se casou com 106 anos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.