Curiosidades

Morsa adormece em iceberg e acorda na Irlanda

0

De acordo com uma recente reportagem publicada pelo portal de notícias All That Is Interesting, uma morsa, que adormeceu em um fragmento de um Iceberg no Círculo Polar Ártico, acordou dias depois na costa da Irlanda – bem a tempo de comemorar o Dia de São Patrício.

A morsa foi avistada, pela primeira vez, ao longo da costa da Ilha Valentia, no condado de Kerry, um dos pontos mais ocidentais da Irlanda. Alan Houlihan e sua filha de 5 anos, Muireann, estavam caminhando pela praia no fim de semana passado quando notaram a criatura descansando em uma das rochas que ilustram a paisagem local.

“A princípio pensei que fosse uma foca, mas depois vimos as presas”, disse Houlihan . “Ele meio que pulou nas pedras. Ele era enorme. Ele era mais ou menos do tamanho de um touro ou uma vaca. O animal era grande, grande mesmo”.

Morsa dorminhoca

Ainda de acordo com a reportagem do portal All That Is Interesting, como as morsas raramente aparecem na Irlanda, acredita-se que o recente caso tenha sido uma ‘mera ironia do destino’. De acordo com Kevin Flannery, diretor do Aquário Dingle Oceanworld, em County Kerry, pode ter sido um acidente.

“Eu diria que o que aconteceu é que ele adormeceu em um iceberg e, então, ali ficou”, disse Flannery . “Por não ter se movido e se aventurado em águas gélidas, o animal, provavelmente, cruzou o Atlântico, ao largo da Groenlândia, até ter chegado aqui. É incrível. É um evento único, no que me diz respeito”.

O primeiro avistamento registrado de uma morsa ao longo da costa irlandesa foi em 1897 – e nenhum outro avistamento foi relatado até os anos 1980. Nos anos seguintes, menos de uma dúzia de morsas foram vistas na Irlanda.

Esses animais habitam apenas o Círculo Polar Ártico, onde podem caçar e descansar, seja na costa ou em blocos de gelo.

“Às vezes, as pessoas na Irlanda pensam que viram morsas quando, na verdade, estão avistando focas”, revela Flannery. “Mas eu nunca vi nada parecido, pelo menos na Irlanda”, disse Houlihan. “Eu nunca vi uma. Passei meus anos pescando com meu pai e nunca vi nada parecido nas águas da Irlanda, de qualquer maneira”.

Evidências de uma jornada

A julgar pelo comprimento das presas, a morsa avistada na Irlanda parece ser jovem. “Por ser um animal jovem, acredito que ele veio do Pólo Norte, possivelmente da Groenlândia”, teorizou Flannery. “Ele também pode ter migrado de ilha em ilha, até chegar à Islândia, para, depois, prosseguir até Shetland e, com isso, ter errado o caminho. Mas isso é improvável. Eu diria que ele veio do Atlântico”.

Embora tenha feito uma longa jornada, a morsa deu a Houlihan e sua filha “um pequeno show”. “É brilhante,” Houlihan revelou. “Ele estava sentado na rocha agora, meio que posando; em um determinado momento, ele levantou uma barbatana e parecia que ele estava dando oi”.

“Espero que ele consiga algumas vieiras por aqui”, disse Flannery, observando que as presas da morsa o ajudarão a desenterrar os moluscos. “Mas, neste ponto, ele quer descansar… Se ele recuperar as forças, espero que ele faça o seu caminho de volta”. “Ele está nas rochas, dormindo. Estou pedindo que as pessoas o deixem descansar”, acrescentou Flannery.

Volta

Na última segunda-feira, 22, Flannery retornou à praia, mas o animal não estava mais lá. “Talvez a morsa já tenha começado sua jornada de retorno ao Círculo Polar Ártico, já que a praia vazia”. “Desci esta manhã e não há sinal dele”, disse Houlihan. “Espero que ele esteja comendo vieiras e se preparando para a viagem de volta”.

7 fatos sobre a Camilla de Lucas do BBB 21

Artigo anterior

Pedra gigantesca ‘listra de tigre’ na Etiópia mostra um mistério antigo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido