Entretenimento

O óculos do Google que pode revolucionar a comunicação com surdos

0

Da série “Google Soluções”, vem aí o protótipo de um óculos que pode dar uma nova condição de vida a quem tem problemas de surdez. Em síntese, o objeto é capaz de capturar a fala e expressar o conteúdo em uma legenda na lente do óculos. A novidade produziu esperanças no mundo todo, porém, ainda não está à venda.

Fonte: Google / Reprodução

Um miniprojetor muito útil

Basicamente, a tecnologia funciona através de um microfone que não só captura a fala, como também a converte em texto. Este conteúdo verbal é transmitido para a parte interna do óculos, e dessa forma, a pessoa consegue entender o que o outro está falando.

Esse futuro lançamento vai ser uma tentativa de trazer um novo formato ao Google Glass. Este foi lançado na primeira metade da década passada com diversas funções, porém nenhuma delas se equiparava à utilidade que se tem o protótipo de 2022. Por isso, o Google Glass não vingou e a empresa precisou parar de produzi-lo em 2015.

Sobre a nova ferramenta, o funcionário do Google que aparece no vídeo de apresentação diz que é como se fosse uma legenda para o mundo. De acordo com ele: “Você deve estar vendo o que eu estou falando, só que transcrito em tempo real”.

Portanto, as pessoas surdas terão acesso direto ao que outro sujeito está falando, bastando virar o óculos para a direção do interlocutor. A propósito, a novidade não deverá substituir a língua de sinais, porém, tende a promover uma maior integração dos portadores de deficiência auditiva. Afinal, nem todas as pessoas sabem dialogar na língua de sinais, logo, um óculos igual a esse ajudar nessa barreira na comunicação.

Além disso, a tecnologia tem uma abrangência que vai além da população surda. Isso porque os microfones também captam falas em idiomas diferentes dos nossos. Sendo assim, é possível que viajemos para fora do país com um tradutor instantâneo acoplado aos nossos rostos. Ou seja, enquanto as outras pessoas falam, recebemos a tradução no mesmo momento neste miniprojetor.

Dúvidas

A princípio, a data de lançamento ainda não está com a definição clara. Por enquanto, o Google está apenas fazendo demonstrações, testes e criando expectativas sobre esses óculos capazes de revolucionar a comunicação humana.

Por outro lado, pessoas mais simpáticas com o mundo tech querem saber informações quanto ao modus operandi da novidade. Algumas indagações são: “A tradução acontece no óculos ou precisa de um smartphone conectado a ele?” / “Precisa de internet para funcionar?”. Enfim, essas são algumas questões que podem definir o tamanho da utilidade dos óculos nas rotinas das pessoas.

No entanto, algo todos sabem. O sistema de captura e transcrição de fala do Google é muito eficiente, tendo em vista a qualidade das legendas automáticas do Youtube. Além disso, o Google Translate se aperfeiçoou bastante no decorrer do tempo e hoje tem uso em diversas viagens internacionais. Por isso, a comunidade da tecnologia está ansiosa para ver esses novos apetrechos em jogo.

Fonte: Google Glass

No vídeo institucional, um gerente de operações da empresa entrega os óculos para uma mãe e uma filha de origens chinesas que moram nos Estados Unidos. A princípio, a progenitora não sabe falar inglês, o que dificulta a conversa com a filha. Logo, o objeto inovador quebra totalmente a barreira na comunicação familiar.

Em seguida, a tecnologia é entregue a um hispânico que conserta bicicletas em um país também de língua inglesa. Ao utilizar os óculos, ele passa a conseguir se entender melhor com a clientela.

Por fim, vem o caso mais surpreendente, em que uma mulher surda se emociona ao conseguir compreender o que sua filha fala. Segundo a participante da demonstração, isso é tudo o que ela sempre esperou.

Fonte: Super Interessante.

Filha de Elvis Presley aprova novo filme sobre estrela da música

Matéria anterior

Burger King cria menu inspirado em Stranger Things

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos