Curiosidades

O que é Hinduísmo?

Hinduismo
0

Você sabia que mais de um bilhão de pessoas praticam o hinduísmo? E que é a religião mais antiga do mundo? Muitos até consideram que é uma das religiões mais confusas também. Por outro lado, outros dizem que nem é uma religião e sim um estilo de vida. Os Hindus chamam de Sanatana Dharma, que significa “a tradição eterna”. Então, afinal, o que é Hinduísmo? 

Origem do hinduísmo

Hinduismo

Entity

O hinduísmo é a religião ativa mais antiga do mundo, tendo mais de 3 mil anos, resultado da mistura da civilização do Vale do Indo com os nômades que chegaram na região da Índia por volta de 1500 a.C.

Sendo assim, alguns estudiosos até defendem que a religião pode ser muito mais antiga que isso. As datas são controversas, mas temos certeza de que o hinduísmo é muito antigo.

O hinduísmo é tão antigo que ele e a Índia são intrinsecamente interligados, tanto que Índia e Hindu derivam da mesma palavra. O sânscrito era a língua dos hindus antigos e a palavra em sânscrito para o Rio Indo é Sindhu.

Os persas que atravessaram o rio trocaram o S pelo H, então surgiu o Hindu. Logo, as pessoas que moravam do outro lado do Rio se tornaram os Hindus. Os persas contaram aos gregos, que tiraram o H e adicionaram o “ia” ao final, prática comum no grego, criando a Índia.

Como o hinduísmo tem tanta história, vamos focar nas crenças mais importantes. Existem diferentes tipos de hindus. Alguns são muito severos e dedicam suas vidas às orações ,enquanto alguns nem acreditam nos deuses, mas ainda seguem à filosofia hindu. Então quais são as principais crenças?

Brahman

Primeiramente, os hindus acreditam que existe uma única alma universal, que se chama Brahman. A alma não tem forma ou gênero e é a origem de toda a realidade. Brahman é o próprio universo e o material de que o Universo é feito. Pense em como as nuvens e o oceano são a mesma coisa, em um ciclo eterno de água. 

Atman

Além disso, os hindus acreditam em almas imortais individuais, chamadas de atman. As ações dessa alma nessa vida terão consequências na próxima vida, ou seja, quando você morre, sua alma vai para outro corpo novo. Isso é chamado de transmigração e o tipo de corpo e vida que a alma habita é determinado por karma. 

Karma

Já karma é ação, podendo ser uma boa ação ou uma ação ruim. No hinduísmo, tudo que você fez em sua vida antiga reflete na sua vida presente, que reflete na sua próxima vida. Então, o objetivo é retornar ao Brahman. Se isso for feito, a pessoa pode se livrar do ciclo de vida e morte. Isso se chama Moksha.

Você pode alcançar o Moksha por meio da realização de sua união com Brahman. Como você faz isso depende de você. É por isso que os hindus colocam em suas orações a frase de “me leve do que não é real para o real”. O tempo para os hindus também não é linear e sim circular.

Tempo no hinduísmo

Esse círculo é dividido em 4 yugas ou épocas, krita, treta, dvapara e kali. A junção das épocas totaliza cerca de 4,32 milhões de anos. No final de cada ciclo, o declínio da moralidade humana causa a destruição total da realidade. Eles acreditam que, nesse momento, estamos na última época do ciclo kali.

Dharma

Já Dharma é um pouco mais difícil de traduzir. Sendo assim, o significado mais próximo que podemos chegar é “comportamento adequado”, podendo ser chamado de lei natural. Se tudo seguir o Dharma, tudo ficará bem e cada ser terá seu próprio Dharma. Por exemplo, o Dharma do leão é de caçar e procriar e o Dharma de um rei é governar bem. No caso dos humanos, depende muito da idade e da casta. 

Vedas

Os hindus também acreditam nos Vedas, a palavra que significa conhecimento foi designada para os livros sagrados. São quatro Vedas e, no hinduísmo, acredita-se que todos os 4 foram revelados de uma forma divina aos sábios antigos, o que serviu de base para a fé. 

Na Estônia, dirigir sobre o gelo só é permitido sem cinto de segurança

Artigo anterior

La Niña: entenda sobre o fenômeno

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido