Curiosidades

O que é IMC e como calculá-lo?

0

Na busca por uma saúde e bem-estar melhor ao longo da vida, as pessoas geralmente buscam perder peso e controlar sua gordura corporal. Isso faz sentido, visto que esses dois fatores influenciam muito nessa busca. Por conta disso, os profissionais da saúde buscam maneiras de definir quem está abaixo do peso, no peso “normal”, com sobrepeso ou com obesidade. Isso é feito através do cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC).

Com o IMC calculado, e caso ele não estiver ideal, é possível definir quais os tratamentos corretos para que as condições de saúde da pessoa sejam melhoradas. “O IMC pode ser uma ferramenta de triagem, mas não diagnostica a gordura corporal ou a saúde de um indivíduo”, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

Em outras palavras, esse cálculo do IMC mede se o peso da pessoa está proporcional com a sua altura. Mas não é uma coisa tão simples assim, já que existem alguns pontos que precisam ser observados.

O IMC pode estar longe do ideal tanto se ele estiver acima ou abaixo do esperado. A obesidade, por exemplo, pode trazer vários problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e pressão alta, além de uma maior probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer, como o do endométrio e o do rim. Já as pessoas que estão com o IMC muito baixo também correm riscos de apresentarem doenças.

Portanto, a pessoa sempre deve buscar o acompanhamento médico. Se for possível, que esse acompanhamento seja feito por uma equipe multidisciplinar que englobe as esferas física, familiar, social e psicológica.

Cálculo

Luciana Spina

Resumindo, o IMC é padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade nas pessoas. Seu cálculo é bastante simples. Para fazê-lo basta dividir o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, ao quadrado. A fórmula para se calcular o IMC é:

IMC = peso ÷ (altura × altura)

Se uma pessoa pesar, por exemplo, 85 quilos e tiver 1,85 metros de altura, o IMC dela é 25. E de acordo com o parâmetro, essa pessoa está com sobrepeso.

Resultado

Mundo Boa Forma

Sabendo como calcular o IMC, o próximo passo é saber o que o resultado obtido tem a dizer. Ao todo, existem cinco categorias que envolvem o peso. Elas vão desde abaixo do peso até obesidade mórbida. As categorias e o que cada resultado representa são:

Abaixo do peso: menos de 18,5;

Peso saudável: de 18,5 a 24,9;

Sobrepeso: de 25 a 29,9;

Obeso: 30 a 39,9;

Obeso mórbido: maior que 40.

Exceções

Escola do bem

O cálculo do IMC não é válido para todas as pessoas. No caso de crianças e adolescentes, por mais que se use, a princípio a mesma fórmula dos adultos, a maneira de se calcular o IMC é diferente.

O motivo disso acontecer é porque o peso das crianças e adolescentes é mais específico para determinadas idades e sexo. Até porque, nessa fase, as variações nas etapas do desenvolvimento são mais significativas.

Polêmicas

Macaé

Embora o cálculo do IMC possa revelar a situação de uma pessoa com relação ao seu peso, ele também tem algumas limitações. Por exemplo, se a pessoa for um atleta profissional que tenha muito músculo, o IMC dela pode ser maior do que 25 e ela não estar acima do seu peso. Além do mais, o valor obtido não terá nenhuma relação com a gordura corporal no corpo da pessoa.

“Em geral, uma pessoa que tenha um IMC alto provavelmente terá gordura corporal e seria considerada com sobrepeso ou obesidade, mas isso pode não se aplicar a atletas. Um profissional de saúde treinado deve realizar avaliações de saúde apropriadas para avaliar o estado de saúde e os riscos de um indivíduo”, esclareceu o CDC.

Outro ponto é que, mesmo a relação do IMC com a gordura corporal sendo forte, nem sempre ela é real, como por exemplo, no caso dos atletas. Mesmo as pessoas com IMC igual, elas podem ter níveis de gordura diferentes.

Portanto, o IMC deve ser entendido como uma ferramenta e apenas uma parte de um diagnóstico mais completo que deve ser feito por profissionais treinados.

Fonte: Canaltech

Imagens: Luciana Spina, Mundo Boa Forma, Escola do bem, Macaé

O que a ciência diz sobre a cerveja fazer bem à saúde?

Artigo anterior

Os Simpsons: as melhores participações especiais na série

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido