Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que será do planeta Saturno quando ele perder seus anéis?

0

Com certeza, no seu ensino fundamental, Saturno foi um dos planetas que você memorizou de forma mais rápida. Definitivamente, nada em nosso sistema solar se compara aos anéis deste corpo celeste.

No entanto, sabia que essas estruturas circulares estão com os dias contados? Dentro de 300 milhões de anos, estes adereços do planeta não vão existir mais. Venha entender por qual razão Saturno vai perder seu posto de Senhor dos Anéis.

Chuva de Anéis

Pela lógica, deveria dar a entender que uma Chuva de Anéis significa o despejo de mais massa ao redor do nosso vizinho. Portanto, os anéis de Saturno deveriam ganhar ainda mais robustez com essa chuva. Certo? Errado!

Na verdade, o que está acontecendo é uma fuga de materiais ao redor de Saturno. Conforme explica Marina Koren, jornalista da revista Atlantic, micrometeoritos estão entrando em contato com os fragmentos dos anéis e os deixando eletrizados. Juntamente com a radiação do Sol, esse processo torna os materiais do círculo suscetíveis a saírem dessa órbita. Assim, eles tomam os rumos que o campo magnético do planeta define.

Fonte: NASA

Sabe para onde vai um corpo vagando pelo campo magnético de um ente planetário? Isso mesmo, para o topo dele. Sendo assim, quando os materiais eletrizados chegam perto deste ponto pelas trilhas magnéticas, a gravidade de Saturno entra em ação.

Por sua vez, a força gravitacional puxa as partículas que estavam no campo magnético. Como resultado disso, materiais oriundos dos anéis agora estão dissipados nas nuvens do 6º planeta mais perto do Sol.

Anéis de Saturno: de onde vem?

Basicamente, os anéis de saturno são frutos de uma lua que cruzou o limite de Roche. Em suma, quem ultrapassa essa divisa fica sujeito a ser desintegrado pela força gravitacional da estrutura com maior massa. Assim fez a dita lua há cerca 10 ou 100 milhões de anos. Hoje em dia, seus restos ficam orbitando 24 horas ao redor de Saturno (apesar de lá o dia ter 11 horas).

Conforme o tempo passou, os fragmentos dessa finada lua continuaram a se debater dentro dos anéis. Como resultado, tem-se órbitas anelares que parecem ser moldadas a mão, uma vez que estão exatamente na “linha do Equador” dos saturnenses.

Além disso, o Senhor dos Anéis também pode ser conhecido como Senhor dos Satélites, pois possui 62 luas. Estas também prestam suas contribuições nas forças gravitacionais que ajudam a manter a estabilidade dos fragmentos em circulação. Atualmente, esses pedaços de matéria são compostos por poeiras, rochas e gelos.

Fonte: NASA

Anéis de Saturno: para onde vão?

Agora, essas massas estão se integrando às nuvens deste planeta. Dentro de 300 milhões de anos, Saturno não será mais o planeta dos anéis, a não ser que exista uma maneira de renascê-los. E não é que tem jeito?

Como já dito, esta estrutura planetária possui mais de seis dezenas de luas. Portanto, não é difícil que ocorra uma nova atração fatal que terminará na formação de novas órbitas de fragmentos. Inclusive, até mesmo nosso vizinho Marte está suscetível a este processo.

Lá no Planeta Vermelho, dentro de 20 a 80 milhões de anos, sua lua Fobos deve se despedaçar. Dificilmente, nosso colega marciano vai deixar sua velha amiga vagando por aí no espaço né? Sendo assim, a tendência é que a gravidade de Marte mantenha os fragmentos de sua lua orbitando ao redor dele.

Ademais, em nosso sistema solar, vale lembrar que Saturno não é o único planeta com círculos de massa navegando ao redor dele. Júpiter, Urano e Netuno também possuem anéis, porém muito finos. A desintegração dos adereços deste trio se deu na mesma lógica do que está acontecendo com Saturno: micrometeoritos eletrizaram os fragmentos, os quais, consequentemente, seguiram os caminhos do campo magnético. Assim, muita massa se perdeu, e dificilmente você vai ver esses anéis em suas apostilas do ensino fundamental.

Tomar banho depois de uma refeição faz mal?

Artigo anterior

Lugares fascinantes que o ser humano não pode visitar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido