• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Pessoas que acreditam que a Terra é plana explicam o motivo de ninguém cair nas bordas

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      16/03/18 às 09h30

Estamos sempre falando sobre as teorias da conspiração presentes em nosso mundo. Elas estão por todas as partes e abrangem todos os temas, até mesmo o formato da Terra. Certamente você já ouviu falar sobre a teoria que alega que nosso planeta é plano. Como se não bastasse, há algum tempo o assunto "Terra oca" também passou a ser muito recorrente. Caso você queira entender melhor do que se trata, nós aqui da Fatos já escrevemos a respeito e você pode conferir clicando aqui.

Mas vamos nos concentrar aqui, sobre a tal Terra plana. Foi em meados do século 19 que tal teoria surgiu, apoiando-se nas doutrinas cosmológicas da Idade Média. Um de seus primeiros defensores foi o escritor Washington Irving e desde então, a ideia ganhou cada vez mais adeptos. Ignorando todos os fatos e argumentos, a questão é que os terraplanistas (aqueles que acreditam que a Terra é plana) acabam por vezes, se contradizendo.

Uma das grandes dúvidas que tangem tal teoria é, se a Terra realmente é plana, como as pessoas não caem em suas bordas? Acreditem, eles possuem uma explicação para isso.

A explicação

Connor Murphy, um defensor da teoria, afirma que tem uma boa explicação para isso... Embora também seja um tanto quanto contraditória. Quando questionado pelo Unilad, ele disse: "Cair onde? Sabe o que estou dizendo? Este é um equívoco! A maneira como vemos a Terra é um sistema fechado. Há água acima, há o firmamento - ou a cúpula - e há água acima dela e abaixo. Não há como cair, não há anti-gravidade que nos permita flutuar ao redor e encontrar outros Sóis e outras coisas".

Ele ainda acrescenta que uma grande parede de gelo impede que isso aconteça. Connor acredita que apenas enxergamos a teoria como piada, porque fomos ensinados a fazer isso de forma precoce. Ainda menciona que nem sempre apoiou a ideia, mas à  medida que envelhecia, percebeu que haviam muitas "inconsistências com o modelo que você aprende na escola". Então, não poderia simplesmente ignorá-las.

A primeira impressão é de que na verdade, ele fala sobre uma Terra redonda enquanto tenta defender suas convicções. Antes de tal declaração, ele já havia acusado a NASA de esconder que a Terra era plana, apenas para ganhar mais dinheiro: "Há dois bons motivos para que tenham feito isso.

"Um motivo óbvio seria o dinheiro. O dinheiro arrecadado pela NASA sozinha desde sua criação é algo como quinze trilhões de dólares, e com esse dinheiro eles realmente mostraram pouco de seu trabalho [...] Uma segunda coisa é fazer com que as pessoas se sintam insignificantes. Isso faz com que você sinta que é um pedaço insignificante de poeira e, portanto, você é fácil de controlar", disse ele.

E então pessoal, o que acharam? Concordam com Connor? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   Unilad     IFL Science  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+