Estamos sempre falando sobre as teorias da conspiração presentes em nosso mundo. Elas estão por todas as partes e abrangem todos os temas, até mesmo o formato da Terra. Certamente você já ouviu falar sobre a teoria que alega que nosso planeta é plano. Como se não bastasse, há algum tempo o assunto “Terra oca” também passou a ser muito recorrente. Caso você queira entender melhor do que se trata, nós aqui da Fatos já escrevemos a respeito e você pode conferir clicando aqui.
Mas vamos nos concentrar aqui, sobre a tal Terra plana. Foi em meados do século 19 que tal teoria surgiu, apoiando-se nas doutrinas cosmológicas da Idade Média. Um de seus primeiros defensores foi o escritor Washington Irving e desde então, a ideia ganhou cada vez mais adeptos. Ignorando todos os fatos e argumentos, a questão é que os terraplanistas (aqueles que acreditam que a Terra é plana) acabam por vezes, se contradizendo.
Uma das grandes dúvidas que tangem tal teoria é, se a Terra realmente é plana, como as pessoas não caem em suas bordas? Acreditem, eles possuem uma explicação para isso.
Connor Murphy, um defensor da teoria, afirma que tem uma boa explicação para isso… Embora também seja um tanto quanto contraditória. Quando questionado pelo Unilad, ele disse: “Cair onde? Sabe o que estou dizendo? Este é um equívoco! A maneira como vemos a Terra é um sistema fechado. Há água acima, há o firmamento – ou a cúpula – e há água acima dela e abaixo. Não há como cair, não há anti-gravidade que nos permita flutuar ao redor e encontrar outros Sóis e outras coisas“.
Ele ainda acrescenta que uma grande parede de gelo impede que isso aconteça. Connor acredita que apenas enxergamos a teoria como piada, porque fomos ensinados a fazer isso de forma precoce. Ainda menciona que nem sempre apoiou a ideia, mas à medida que envelhecia, percebeu que haviam muitas “inconsistências com o modelo que você aprende na escola”. Então, não poderia simplesmente ignorá-las.
A primeira impressão é de que na verdade, ele fala sobre uma Terra redonda enquanto tenta defender suas convicções. Antes de tal declaração, ele já havia acusado a NASA de esconder que a Terra era plana, apenas para ganhar mais dinheiro: “Há dois bons motivos para que tenham feito isso.
“Um motivo óbvio seria o dinheiro. O dinheiro arrecadado pela NASA sozinha desde sua criação é algo como quinze trilhões de dólares, e com esse dinheiro eles realmente mostraram pouco de seu trabalho […] Uma segunda coisa é fazer com que as pessoas se sintam insignificantes. Isso faz com que você sinta que é um pedaço insignificante de poeira e, portanto, você é fácil de controlar“, disse ele.
E então pessoal, o que acharam? Concordam com Connor? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!