Mundo Animal

Por que os cachorros lambem as patas?

0

Os cachorros são os melhores amigos do homem há muito tempo, embora a história de como esse encontro aconteceu tenha se perdido no tempo. Quem tem um cãozinho percebe que eles não só entendem o que os donos dizem, mas também a forma e o tom que eles dizem as coisas. Isso não é coisa da imaginação das pessoas.

Tanto que vários estudos já mostraram que os cachorros foram programados para entender os humanos desde o seu nascimento. Entretanto, esse entendimento pode às vezes ser unilateral. Isso porque os humanos nem sempre entendem algumas atitudes e hábitos dos seus cachorros.

Por exemplo, é bem comum ver um animal de estimação passando a língua no seu corpo todo. No entanto, é difícil alguém ter parado para pensar qual o motivo dele fazer isso.

Às vezes, esse hábito dos cachorros lamberem suas patas é uma coisa tão corriqueira que os donos veem como uma coisa natural. Contudo, tudo feito em excesso e com uma grande intensidade pode ser um motivo de preocupação.

Nesse ínterim, existem várias razões pelas quais os cachorros podem lamber suas patas. O importante é que o dono sempre fique de olho no seu amigo de quatro pata. Até porque, com o excesso de lambidas as bactérias podem acabar infectando as patas do animal com uma facilidade maior, o que logo pode evoluir para uma coisa mais grave.

Por conta disso, é importante que os donos saibam quais podem ser os principais motivos para que seus cachorros lambam suas patas. Mostramos aqui eles.

1 – Alergias

Portal do dog

Uma das principais causas para os cachorros lamberem suas patas é a alergia. De acordo com Natália Azevedo, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, a alergia causa um incômodo bem grande no animal. Ele vê na lambida ou nas mordidas um forma de aliviar a coceira.

“Quem mora em locais úmidos deve estar atento ao mofo, como também quem costuma soltar o cão em extensões de grama e parques, deve observar o estado do local. Em casa, o jardim deve ser mantido sem alta concentração de agrotóxicos ou produtos químicos”, explicou ela.

Além disso, ela também ressalta que os donos devem prestar atenção na alimentação dos seus cachorros. Isso porque, os petiscos com grande concentração de corante e comidas humanas não são recomendados para os cães.

“O tutor deve oferecer ração de qualidade, observar os ingredientes para entender a quantidade de corante contida, evitar petiscos coloridos, e oferecer sempre refeições frescas”, disse ela.

2 – Dores

Canal do pet

Uma outra coisa que pode fazer os cachorros lamberem suas patas são as dores. Vários cães andam em lugares quentes e acabam lesionando suas patas. Ou então, andam por lugares irregulares com pedregulhos que podem machucá-los.

Quando o motivo for esse, Azevedo diz que o dono tem sempre que observar a forma que seu cachorro está andando. É necessário também analisar qual a viabilidade de passar por determinado caminho quando estiver junto com o animal.

3 – Fatores emocionais

Vet quality

Os cachorros são animais que precisam ser estimulados a gastarem energia. Por isso que os animais que ficam muito tempo sozinhos em casa, ou sem fazer uma atividade física, acabam entediados, estressados e ansiosos.

De acordo com a especialista, independente do motivo inicial para eles terem começado a lamber suas patas, isso pode acabar se transformando em um transtorno obsessivo compulsivo (TOC), principalmente quando se torna uma coisa repetitiva e incessante.

Como parar

Vet quality

Nesse sentido, Azevedo ressalta que, ao menor sinal de anormalidade comportamental, machucado, fissura, infecções e alergia, é preciso procurar um médico veterinário.

“Isso vai requerer tempo e trabalho mental para o cachorro resolver. Assim, ele gasta energia, se distrai, e essas atividades ficam mais interessantes do que morder ou lamber a pata”, concluiu a especialista.

Fonte: MSN

Imagens: Portal do Dog, Canal do pet, Vet quality

Pell: o morador mais antigo do Zoológico de São Paulo

Artigo anterior

Fotos do Nirvana vão a leilão como NFTs

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido