Mundo Animal

Por que os gatos bebem pouca água?

0

Muitas pessoas já notaram que os gatos não bebem tanta água em comparação com os cachorros. Além disso, quando o felino bebe, costuma ir até uma torneira aberta.

Veja abaixo o porquê de os gatos possuírem esse hábito.

A relação dos gatos com a água

Foto: Fotoco/istock

Os felinos têm duas particularidades em relação à água. Primeiramente, eles não gostam muito de tomar banhos ou de se molhar. Em segundo lugar, eles não bebem tanta água, quando comparado aos cachorros.

Isso pode ser explicado pelo fato da origem dos gatos ter modificado o metabolismo deles. Por causa disso, eles podem ingerir pouco líquido e concentrar a urina, buscando reduzir a perda de água do corpo.

Os antepassados dos gatos habitavam em zonas desérticas, em locais onde era comum a escassez de água. Devido à inexistência de água, aproveitavam os líquidos contidos na carcaça dos animais que caçavam.

Esse hábito continuou após a domesticação dos gatos. A ingestão de líquidos é menor porque o organismo desses animais está acostumado a não precisar deles. Por serem estritamente carnívoros, eles bebem pouca água e adquirem energia da proteína da carne (ou de uma ração específica).

Outros animais (incluindo os seres humanos) conseguem essa energia por meio da gordura e dos carboidratos. Por causa disso, eles necessitam beber mais água, mas para os felinos, esses dois alimentos não são recomendados.

Qual a quantidade de água que o meu gato deve beber?

Foto: Lightspruch/istock

A quantidade de líquidos que um gato precisa ingerir depende de diversos fatores. Entre eles podemos citar o peso, tamanho, idade, a atividade física que pratique, a época do ano e o tipo de alimento que come, já que pode ser desidratado ou úmido.

A orientação padrão é que os gatos consumam entre 50 e 100 mililitros diariamente.  Estimular a ingestão de líquidos é importante para que eles fiquem saudáveis e façam uma melhor digestão dos alimentos. Quando o animal não bebe a quantidade suficiente de água, os rins não têm a capacidade de filtrar as toxinas e acaba ocorrendo uma doença chamada insuficiência renal.

As latas de comida úmida são uma boa alternativa para os gatos que não bebem muito líquidos. Pode-se alterá-las com ração sólidas para evitar que o gato não queria mais ingerir outro tipo de alimento.

A água “parada”

Foto: Ric Mais

Muitos gatos domésticos têm à sua disposição uma tigela enorme de água e ele prefere ir procurar água para beber em outro lugar, como na pia ou chuveiro. Em vários momentos, eles podem ficar horas debaixo da torneira esperando que caia uma gota em sua boca, ao invés de procurar por um recipiente cheio de água.

Conhecidos por serem limpos e exigentes com a comida e a bebida, os gatos não bebem água que esteja em um recipiente e preferem a que sai das torneiras, fresca. Além disso, vale destacar que tigelas de metais exalam um sabor que não agrada o animal. Por fim, o felino também tem a capacidade de notar que a tigela acumulou bactérias e rejeita o líquido.

Uma boa solução para esse problema é a fonte especial que circula a água, ou colocar à disposição dele pratos de porcelana ou vidro. Também pode-se colocar tigelas em diferentes lugares da casa, principalmente onde eles costumam ficar por mais tempo. Isso porque os gatos preferem a “lei do menor esforço” e caso o prato esteja longe, ele prefere não beber a água a ter que se levantar para bebê-la.

A última orientação é que a água não seja colocada ao lado da comida ou da bandeja sanitária.

Fonte: Meus Animais

HQ da Marvel sugere que Jesus poderia ter sido um dos X-Men

Artigo anterior

Verdades e mitos a respeito da dor muscular tardia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido