Você é uma pessoa ou um saco de batata? Já avisamos que nem sempre é fácil ser a segunda opção. Isso porque, dentro dela existe um espaço vazio enorme que poucas pessoas entendem a razão desse vácuo estar ali.
Portanto, neste post, vamos explicar o motivo de metade do saco de batata não ter conteúdo. Nesse sentido, já adiantamos que nem tudo é tentativa de ludibriar o consumidor, já que há explicações científicas para isso. No entanto, quem compra um desses precisa ficar esperto para não ser passado para trás.
Metade cheio, metade vazio
Sabemos que dá muita raiva apertar um saco de batata enorme e perceber que o que importa ocupa metade daquele volume. Apesar de gerar revolta, aquele espaço vago (Slack Fill, em inglês) é muito importante para a qualidade desse alimento.
Isso porque, durante o transporte e o armazenamento, esses produtos ficam empilhados um sobre os outros. Logo, é possível que eles se debatam ao ponto de fazer as batatas virarem migalhas, as quais não são tão atrativas de se comer. Sendo assim, os fabricantes enchem o saco com ar a fim de produzir uma almofada capaz de preservar a integridade da forma em que o alimento está.
A propósito, vale lembrar que não é qualquer ar que fica nessas embalagens. A aplicação se dá com nitrogênio, gás que não é prejudicial a nós humanos, inclusive compondo 78% do ar que inspiramos durante nossa respiração.
A escolha por esse gás se dá porque ele impede o contato excessivo do oxigênio com as batatas. Caso o nitrogênio não estivesse ali, o alimento iria oxidar e o óleo viraria uma substância com gosto desagradável. Em síntese, além de servir como almofada, esse vazio também preserva a qualidade das batatas.
Apesar ser funcional, é preciso que o consumidor fique atento, já que alguns fabricantes abusam no volume desse nitrogênio dentro do saco. Sendo assim, o consumidor pode ser induzido a pensar que a embalagem contém uma quantidade satisfatória de batatas e se decepcionar ao abrir o produto.
Moda da batata
Mais do que uma possível tentativa de golpe, os sacos de batata agora estão virando artigos de moda. E sabe quem é responsável por isso? Sim, mais uma vez é a Balenciaga, grife francesa.
Depois de colocar à venda um tênis em péssimas condições por 10 mil reais, agora a ousada marca pode estar preparando um acessório feito com a embalagem da batata chips.
Demna Gvsalia, diretor criativo da Balenciaga, apareceu na mídia usando um saco de Lay’s como se fosse uma espécie de bag. O registro dessa moda absurda se deu no desfile da Academia Real de Belas Artes de Antuérpia, na Bélgica.
Definitivamente, conforme mostra vídeo do Tik Tok, ele não tem a mínima timidez em ficar o evento todo com o acessório para lá de inusitado. Por isso, na rede social, surgiram comentários do tipo: “A Balenciaga decidiu ver o quanto pode zombar das pessoas que compram deles”.
@enfntsterribles We went to the graduation show of the #Antwerp #Fashion Department and we saw @Balenciaga’s #Demna walking around with a bag of Lay’s chips as an actual purse.
Nesse sentido, outro Tik Toker reconheceu o esforço de Demna: “Ele é o troll do pessoal da moda e sabe disso. Eu aplaudo”. Em julho de 2022, a marca vai lançar uma coleção de alta-costura, e tudo indica que será nessa linha de transformar o lixo em luxo.
Inclusive, Kim Kardashian, em tempos recentes, chamou atenção por se vestir com fitas de interdição escritas “Balenciaga”. Sobre isso, o diretor criativo da grife foi enfático: “É a elevação do mundano para um novo contexto. Você não precisa de roupas da Balenciaga para usar esse look, você só precisa da fita. É engraçado vestir-se sem roupa.”
Fonte: Mental Floss, Uol.
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