Você é uma pessoa ou um saco de batata? Já avisamos que nem sempre é fácil ser a segunda opção. Isso porque, dentro dela existe um espaço vazio enorme que poucas pessoas entendem a razão desse vácuo estar ali.
Portanto, neste post, vamos explicar o motivo de metade do saco de batata não ter conteúdo. Nesse sentido, já adiantamos que nem tudo é tentativa de ludibriar o consumidor, já que há explicações científicas para isso. No entanto, quem compra um desses precisa ficar esperto para não ser passado para trás.
Fonte: Think stock
Metade cheio, metade vazio
Sabemos que dá muita raiva apertar um saco de batata enorme e perceber que o que importa ocupa metade daquele volume. Apesar de gerar revolta, aquele espaço vago (Slack Fill, em inglês) é muito importante para a qualidade desse alimento.
Isso porque, durante o transporte e o armazenamento, esses produtos ficam empilhados um sobre os outros. Logo, é possível que eles se debatam ao ponto de fazer as batatas virarem migalhas, as quais não são tão atrativas de se comer. Sendo assim, os fabricantes enchem o saco com ar a fim de produzir uma almofada capaz de preservar a integridade da forma em que o alimento está.
A propósito, vale lembrar que não é qualquer ar que fica nessas embalagens. A aplicação se dá com nitrogênio, gás que não é prejudicial a nós humanos, inclusive compondo 78% do ar que inspiramos durante nossa respiração.
A escolha por esse gás se dá porque ele impede o contato excessivo do oxigênio com as batatas. Caso o nitrogênio não estivesse ali, o alimento iria oxidar e o óleo viraria uma substância com gosto desagradável. Em síntese, além de servir como almofada, esse vazio também preserva a qualidade das batatas.
Fonte: Eren Li
Apesar ser funcional, é preciso que o consumidor fique atento, já que alguns fabricantes abusam no volume desse nitrogênio dentro do saco. Sendo assim, o consumidor pode ser induzido a pensar que a embalagem contém uma quantidade satisfatória de batatas e se decepcionar ao abrir o produto.
Moda da batata
Mais do que uma possível tentativa de golpe, os sacos de batata agora estão virando artigos de moda. E sabe quem é responsável por isso? Sim, mais uma vez é a Balenciaga, grife francesa.
Depois de colocar à venda um tênis em péssimas condições por 10 mil reais, agora a ousada marca pode estar preparando um acessório feito com a embalagem da batata chips.
Demna Gvsalia, diretor criativo da Balenciaga, apareceu na mídia usando um saco de Lay’s como se fosse uma espécie de bag. O registro dessa moda absurda se deu no desfile da Academia Real de Belas Artes de Antuérpia, na Bélgica.
Definitivamente, conforme mostra vídeo do Tik Tok, ele não tem a mínima timidez em ficar o evento todo com o acessório para lá de inusitado. Por isso, na rede social, surgiram comentários do tipo: “A Balenciaga decidiu ver o quanto pode zombar das pessoas que compram deles”.
@enfntsterribles We went to the graduation show of the #Antwerp #Fashion Department and we saw @Balenciaga’s #Demna walking around with a bag of Lay’s chips as an actual purse.
Nesse sentido, outro Tik Toker reconheceu o esforço de Demna: “Ele é o troll do pessoal da moda e sabe disso. Eu aplaudo”. Em julho de 2022, a marca vai lançar uma coleção de alta-costura, e tudo indica que será nessa linha de transformar o lixo em luxo.
Inclusive, Kim Kardashian, em tempos recentes, chamou atenção por se vestir com fitas de interdição escritas “Balenciaga”. Sobre isso, o diretor criativo da grife foi enfático: “É a elevação do mundano para um novo contexto. Você não precisa de roupas da Balenciaga para usar esse look, você só precisa da fita. É engraçado vestir-se sem roupa.”
Fonte: Mental Floss, Uol.
Comentários