Notícias

Vídeo mostra casa sendo levada por enchente do rio Yellowstone nos EUA

0

Nos últimos dias, a região do Parque Nacional de Yellowstone tem enfrentado enchentes por conta das fortes chuvas na área. Nesse sentido, um vídeo representa bem a gravidade da situação nesta zona no norte dos Estados Unidos.

Basicamente, as águas do rio Yellowstone levam uma casa que ficava à beira do manancial. Dessa forma, toda a residência vai embora pelo leito do rio, que se encontra em níveis de água recordes.

Fonte: Norbert Rosing

Foi com a correnteza

A história nos mostra que jamais podemos duvidar da força da água. Sendo assim, aqui temos mais um exemplo do poder que essa substância essencial à vida também tem quando o assunto é gerar prejuízos.

No momento, uma das populações que sente esses impactos é a que mora na região do Parque Nacional Yellowstone, que fica entre os estados americanos de Montana, Idaho e Wyoming. Na parte norte dessa área é onde se registra a situação mais grave, já que a chuva destruiu pontes e estradas. Isso impossibilitou o deslocamento de moradores e turistas.

Diante deste cenário, o superintendente do parque, Cam Sholly, divulgou um comunicado sobre as ações na região. “Nossa primeira prioridade foi evacuar a seção norte do parque, onde temos várias falhas em estradas e pontes, deslizamentos de terra e outros problemas”, destaca o responsável.

“Os níveis de água estavam altos no sábado, mas nas últimas 10 a 12 horas as coisas ficaram mais difíceis. Nossa saída da cidade seria para o norte, mas essas estradas estão atualmente todas submersas”, ressalta Parker Manning, turista que veio de Indiana.

Um desses problemas mencionados é justamente o varrimento de uma casa do lugar em que ela estava. Em um vídeo que circula na internet, é possível ver a ação do rio Yellowstone sob uma residência. De início, a água leva a terra abaixo da casa, que fica na margem do manancial. Dessa forma, a construção fica sem ter onde se fincar, e em seguida, cai no leito do rio.

Como resultado disso, a casa foi embora junto com a correnteza. Por sorte, ninguém estava no recinto quando a força da água deixou suas marcas. Ainda assim, o caso serve de representação da gravidade dos eventos climáticos que ocorrem no Parque Nacional Yellowstone.

Maior inundação da história!

De fato, por mais que seja incomum, é de se esperar que o rio levaria a residência do vídeo. Afinal, os níveis de água estão em patamares nunca vistos na história. Em Corwin Springs, cidade do estado de Montana, um medidor de água calculou uma altura de 4,2 metros, muito maior que a máxima histórica de 3,5 metros em 1918.

Segundo explica o Serviço Nacional de Meteorologia, a razão desse recorde se deve ao derretimento de neve e às fortes chuvas em Beartooths e Absarokas. Enquanto as precipitações não cessam, as autoridades tentam resgatar pessoas que estão ilhadas ao longo do território do Parque Nacional Yellowstone.

Fonte: Handout

De acordo com o governador de Montana, Greg Gianforte, a unidade da Guarda Nacional no estado resgatou 12 pessoas que estavam presas em Roscoe e Cooke City. Além disso, o governo alertou a população para não beber água local, pois um cano de transporte hídrico quebrou, o que abre espaço para a entrada de impurezas no líquido. Por isso, o Parque Nacional Yellowstone não está recebendo novos visitantes até segunda ordem.

“Não saberemos o momento da reabertura do parque até que as águas diminuam e possamos avaliar os danos. É provável que o circuito norte seja fechado por um período substancial de tempo”, explica o superintendente Cam Sholly.

A propósito, vale lembrar que o parque ecológico é um dos mais antigos do mundo, tendo sua fundação em 1872. Na época, a classificação dessa área como protegida foi um marco na história da preservação de bens naturais.

Fonte: BBC, CNN.

Cientistas descobrem novo ecossistema sob gelo da Antártica

Matéria anterior

Precisamos falar sobre o vazio que mora dentro do saco de batata!

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos