Curiosidades

Prefixo 0303 nas ligações de telemarketing passa a ser obrigatório

0

Uma das coisas mais chatas do nosso dia a dia nos tempos atuais é ter que parar tudo o que se está fazendo para atender ligações e descobrir que, na verdade, é uma ligação de telemarketing. Atender ligações já não é uma coisa que a maioria das pessoas gosta, ainda mais se ela for alguém tentando vender um serviço.

Atualmente, elas podem ser feitas de qualquer número de telefone. Por isso que muitas pessoas acabam aceitando e só percebem que é uma ligação de telemarketing depois de atender. Contudo, esses dias estão contados.

Isso porque, a partir da quarta-feira dessa semana, o prefixo 0303 tem que ser adotado em todas as ligações que as empresas de telemarketing fizerem para seus consumidores. Esse prefixo já valia desde março desse ano para as chamadas que eram feitas através do celular. Mas agora ela abrange também as ligações feitas por telefones fixos.

Prefixo

Idec

O prazo de agora é o prazo máximo que foi dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde que a regra entrou em vigor. Com esse prefixo nas ligações, o objetivo é dar às pessoas a possibilidade de identificar quando elas estão recebendo uma chamada de telemarketing e conseguir bloqueá-las, se elas quiserem.

“Hoje você tem empresas de telemarketing que têm milhares de recursos de numeração. Eles te ligam para vender um produto, você recusa e bloqueia. Aí eles ligam de outro número e você acaba tendo que bloquear 999 números da mesma empresa. O que decidimos é acabar com essa situação”, disse Vinícius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel.

Portanto, o prefixo 0303 é exclusivo e obrigatório para as empresas de telemarketing ativo, ou seja, aquelas que oferecem produtos e serviços. Já as empresas que solicitam ou fazem cobrança não precisa desse código.

Regra

Melhor escolha

A empresa que não respeitar essa regra corre o risco de passar por procedimentos administrativos e até sofrer multas dadas pela Anatel.

“Se a reclamação à operadora não for suficiente, o consumidor deve entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 ou pelos canais disponíveis no site da agência e informar o ocorrido e o número do protocolo fornecido pela operadora”, explicou o assessor da Gerência de Certificação e Numeração da Anatel, Secundino da Costa Lemos.

Além do prefixo, a Anatel também está tomando providências para bloquear chamadas de telemarketing feitas por robôs, as chamadas “robocalls”. De acordo com a medida cautelar publicada na última sexta-feira, a operadoras poderão bloquear os usuários que façam mais de 100 mil chamadas por dia com duração de três segundos. Isso porque, normalmente, essas ligações não são completadas ou então são desligadas assim que a pessoa atende.

Bloquear

ligações

Alepa

Para quem quiser bloquear de vez essas ligações, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, lançou o site e serviço “Não Me Perturbe”. No site, os consumidores podem realizar seu cadastro para não mais receberem este tipo de ligação. Qualquer consumidor pode incluir seus números de telefone no portal.

Para o bloqueio, a Anatel informa que é preciso aguardar um prazo de 30 dias a contar da solicitação no site. Caso isso não ocorra, o usuário deve abrir uma reclamação no site, informando o problema.

Segundo informou a Anatel, estudos estimaram que, ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil acontecem com a finalidade de vender produtos e serviços de telecomunicação.

Tanto é que, pelo quarto ano seguido, o Brasil liderou o ranking mundial de ligações indesejadas. Esses dados foram apontados pelo levantamento do aplicativo Truecaller, que aponta os locais mais afetados do mundo com chamadas de números desconhecidos ou oferecendo produtos.

Para se ter uma ideia, somente em 2021, entre 01 de janeiro a 31 de outubro, o Brasil registrou cerca de 32,9 chamadas indesejadas por usuário em um mês. Portanto, o bloqueio de ligações é uma coisa necessária em nosso país.

Fonte: Yahoo finanças, Tecnoblog

Imagens: Idec, Melhor escolha, Alepa

Tubarão é encontrado pela metade em praia do Canadá

Artigo anterior

Arábia Saudita gasta 1 bilhão de dólares por ano em pesquisas para deter o envelhecimento

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido