Curiosidades

Qual a forma correta de se deitar para dormir?

0

O jeito que você dorme pode impactar diretamente na qualidade do sono. Isso porque uma posição ruim pode gerar dor nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia.

Para as pessoas que sofrem com dores nas costas, dormir de barriga para baixo pode piorar a situação. Por isso, o ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça, de forma que a coluna fique alinhada com a cabeça.

A maioria dos especialistas recomendam dormir de lado, pois essa posição proporciona um maior descanso e ajuda no funcionamento do nosso organismo, de forma superior às outras posições.

De acordo com a ciência, entre os dois lados do corpo, é melhor dormir do lado esquerdo, especialmente para as grávidas.

Benefícios de dormir do lado esquerdo

Web Terra

Existem diversos benefícios em dormir do lado esquerdo, entre eles está a melhoria na drenagem linfática do sistema nervoso. De acordo com estudo feito na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience, essa posição ajuda na eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos.

Essa função ajuda a manter constante o volume e a pressão sanguínea, além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico. É importante ressaltar que uma drenagem linfática deficiente pode causar transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

Outro ponto positivo dessa posição é que o nosso coração está ao lado esquerdo do corpo, por isso é impedida a obstrução da artéria aorta enquanto dormimos. O médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos, explicou à CNN que a artéria é responsável por bombear o sangue para o resto do sistema sanguíneo.

Winter acrescenta que a veia cava inferior permanece livre, já que não está pressionada por nenhum órgão. Com isso, facilita o retorno do sangue de outras partes do corpo para o coração.

Assim, também facilita a digestão, visto que o estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Quando deitamos desse lado, isso faz com que os alimentos passem por esses órgãos de forma mais simples.

Dormir desse lado também alivia o peso sobre a coluna vertebral, visto que quando deitamos de lado ela fica mais alinhada que deitada de costas ou de bruços. Para as grávidas, a importância de deitar do lado esquerdo é evitar que o bebê pressione a veia cava, além de fazer com que o sangue circule melhor e chegue à placenta os nutrientes.

Por que não são recomendadas as outras posições?

Reprodução

A posição de barriga para baixo é a menos recomendada pelos médicos. Apesar de aliviar o ronco, ela faz mal porque o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra, podendo sobrecarregar as musculatura e provocar dor.

Já dormir de barriga para cima pode aumentar as dores na lombar. Assim como pode causar mais roncos e apneia do sono. Para quem dorme nessa posição a recomendação é usar um travesseiro mais baixo, para deixar a cabeça e a coluna alinhada, assim como um rolinho nos joelhos.

Fonte: BBC, HCOR

Anemia espacial: por que os astronautas adquirem a doença?

Artigo anterior

Martin Lawrence ficou em coma durante as gravações de “Vovó… Zona”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido