Curiosidades

Qual foi o primeiro reality show do mundo?

0

Antes das Kardashians arrecadarem milhões exibindo cenas da sua rotina em um reality show, outra família fez isso, os Loud. Ele se deu através do “An American Family (“Uma Família Americana)”, produzido pela rede PBS e exibido pela primeira vez em 1973. Ao longo de 12 episódios, os telespectadores acompanharam a vida do casal, que morava na Califórnia, e seus cinco filhos.

Diferente dos reality de competições atuais, a “avó do BBB” não distribuiu prêmios aos participantes. Porém, seu formato se aproxima ao famoso “Keep Up With The Kardashians”, exibindo cenas do cotidiano, que marcaram a televisão americana.

Episódios de “An American Family”

The LIFE Images Collection via Getty Images

A exibição de “An American Family” já contava com rixas de torcidas, lavagem de roupa suja em público, mas e como surgiu o reality?

Em 1970, o documentarista Craig Gilbert aproveitou a onda do cinema direto, no qual o diretor interferia o mínimo possível, e decidiu acompanhar a vida de uma tradicional família classe média americana. 

Os escolhidos foram os Loud, que viviam na Califórnia. Bill, Pat e seus cinco filhos adolescentes foram gravados por mais de 300 horas. Os episódios mostravam as brigas do casal, instigadas pelo álcool. As câmeras eram quase onipresentes.

Com discussões parecidas às atuais, em uma cena, Pat revela que ela e o marido possuem relações extraconjugais. Momentos como esse foram registrados diversas vezes na última década durante Keep Up With The Kardashians.

Assim que o reality foi ao ar, os Loud se tornaram um dos assuntos mais comentados dos Estados Unidos. Isso fez com que seu início, mesmo tendo sido experimental, criasse um formato que acabou se tornando um dos com maior audiência.

Ascenção dos reality show

MTV

Após a estreia de “An American Family” o formato de reality show acabou se tornando popular e sendo aderido por produtoras de diversos países. Na Inglaterra, em 1974, foi criado o “The Family” (“A Família”).

Anos depois, em 1991, a MTV produziu “The Real World”, que chegou a ser exibido no Brasil com o nome “Na Real”. Esse programa se popularizou por mostrar a rotina de um grupo de jovens desconhecidos que tinham que morar juntos.

Aind assim, nenhum outro se comparou ao sucesso do Big Brother. A fórmula produzida pela rede produtora holandesa Endemol foi tão boa que o reality foi exibido em 17 países. 

No Brasil, já foram 21 temporadas e segue sendo um dos principais programas da grade da Rede Globo.

“Ele fascina porque oferece uma chance de participação, através do voto, no destino real dos competidores. É como uma gincana em que cada telespectador se liga a todos os outros e aos participantes em uma rede. O sentir-se conectado responde em grande medida pelo fascínio gerado pelo gênero”, disse a antropóloga Esther Hamburger, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à Superinteressante.

Outros reality shows

Globo

No mercado atual, existem reality shows para todos os gostos, alguns deles são:

Sobrevivência: este tipo de programa, que tem como versão brasileira “No Limite”, é conhecido por colocar os participantes em lugares inusitados. Largados em meio ao nada, os participantes além de lutarem contra si, ainda precisam sobreviver à natureza.

American Idol e The Voice: Reality shows musicais também são muito famosos. Com provas, votação dos júris e popular, são selecionados os novos astros da indústria musical.

Ainda existem os queridinhos que envolvem relacionamentos amorosos, como o “De Férias com o Ex”, “Amor a Bordo” e “Ilha da Sedução”.

Fonte: Superinteressante

Água potável: a dessalinização do mar pode ajudar?

Artigo anterior

História da Rua 25 de Março

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido