Entretenimento

Quem é Jovem Dionísio, a banda por trás de ‘Acorda Pedrinho’?

0

Se você usa pelo menos uma rede social, seja Twitter, Instagram, Facebook ou TikTok, há grandes chances de ter ouvido o último sucesso “Acorda Pedrinho”. A-cor-da Pedrinho, que hoje tem campeonato. Reconheceu? É da banda Jovem Dionísio, que está conquistando os holofotes.

O hit da banda curitibana viralizou no TikTok, que é possivelmente a plataforma mais propícia para viralizar músicas chicletes do tipo. Com isso, o som já foi usado em mais de 146 mil vídeos criados na plataforma. Entre os maiores nomes que já o usaram estão Anitta e Maísa Silva.

Para ter noção do sucesso da música do Jovem Dionísio, basta saber que já existem até versões remixadas. Assim, a nova versão mistura “Acorda Pedrinho” com o funk do MC Zaac “Vai Embrazando”, feita pelo DJ Topo.

Sendo assim, com tamanha repercussão dentro e fora da plataforma, muitas pessoas começaram a pergunta: quem é Pedrinho? Que campeonato é esse? As respostas foram dadas pelos próprios criadores da música.

Jovem Dionísio

A banda de Curitiba com o nome interessante decidiu o nome por frequentarem um bar cujo dono se chama Dionísio – o que combina com o deus grego do vinho e da festa. Assim, Pedrinho não é uma pessoa qualquer e sim um cliente do bar que, após beber uma cerveja, já tem o péssimo hábito de dormir. Já o campeonato que o Pedrinho precisa acordar para participar é um campeonato de sinuca.

A banda Jovem Dionísio é formada por Belni Pasquali (vocalista), Gustavo Karam (baixista), Gabriel Mendes, “Mendão” (baterista), Rafael Mendes, o “Fufa” (guitarrista) e Bernardo Hey, o “Ber Hey” (tecladista).

Dessa forma, ganharam destaque nacional com o hit “Acorda Pedrinho”, que é para Jeska Grecco, do podcast Diário de Bordo, uma música com uma pegada bem anos 90: “Tem uma coisa meio Vinny ‘Mexe a Cadeira’, uma coisa meio Skank, Jota Quest… Tem esse lugar de nostalgia”.

Para Jeska e Leandro Neko, a canção se tornou um sucesso não só pela vibe como também pela letra. “Parece que o tempo inteiro você tá ouvindo uma piada interna. Tipo: ‘Quem é Pedrinho?’, ‘Que campeonato que ele vai fazer?’, ‘O que tá acontecendo?’”, avalia Jeska.

No entanto, agora sabemos que Pedrinho realmente existe. “O Dionísio é um bar de Curitiba e o Pedrinho é realmente um cara que frequenta o bar e dorme lá! E eles fazem campeonato de sinuca, então tem que acordar, Pedrinho. E o clipe da música é exatamente isso”.

Hits do TikTok

Foto: Getty Images

Neko compara o sucesso de “Acorda Pedrinho” do Jovem Dionísio com outro hit que nasceu no TikTok: “É o que rolou com a Marina Sena. O ‘Por Supuesto’ foi exatamente igual. Foi meio que do nada. Depois eu descobri quem era ela, ela apareceu em um programa aqui, outro ali, ela estava no Lolla tocando… Agora todo mundo sabe quem é a Marina Sena”.

“A genialidade deles está em não se levar tão a sério”, complementa Neko, que compara o grupo de Curitiba aos Mamonas Assassinas: “Do que a banda apresenta musicalmente, esteticamente, da visão de empresariamento que eles têm… Vieram pra ficar!”.

Outro exemplo, dessa vez internacional, do poder do TikTok para alavancar carreiras é Doja Cat. Isso porque, em 2020, era impossível mexer na plataforma por mais de 30 segundos sem encontrar o som “Say So”.

Antes uma rapper conhecida por nichos da internet por músicas como “Mooo!” e “So High”, Doja Cat virou viral quando sua música Say So chegou o topo das paradas no TikTok. O sucesso foi tanto que praticamente todos os singles que ela lançou desde então também viraram viral.

Pressão de ser viral

No entanto, gravadoras perceberam o potencial da plataforma e estão agora forçando artistas a produzirem conteúdos virais, mesmo contra sua vontade. Halsey foi uma das artistas que levou o assunto ao público no último domingo (22).

Em duas publicações, ela disse que gostaria de lançar música, mas sua gravadora não deixa a menos que se torne um sucesso antes do lançamento. Portanto, ela afirma estar cansada e que merecia mais.

“Basicamente, eu tenho uma música que eu amo e eu quero lançar urgentemente. Mas minha gravadora não deixa”, escreveu no início da publicação.

“Eu estou nesta indústria há oito anos, e eu vendi mais de 165 milhões de discos e minha gravadora está dizendo que eu não posso lançar a menos que eles possam inventar um momento viral no TikTok”, continua.

“Tudo é marketing. E eles estão basicamente fazendo isso com todos os artistas hoje em dia. Eu só quero lançar música, cara. E eu mereço mais. Estou cansada.”

Fonte: R7

Maíra Cardi fecha sala de cinema para ver filme com filho

Matéria anterior

Paolla Carosella esquece Netflix logado em hotel e leva surpresa de fã

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos