Curiosidades

Saiba a origem do Black Friday, a sexta-feira mais aguardada do ano em vários países

0

Você já ouviu falar, pelo menos uma vez, da famosa Black Friday, né? Esse é um dos dias do ano mais aguardados por todos, pois é quando somos possibilitados a comprar vários produtos em grandes lojas por um preço abaixo do normal. A chamada “Sexta-feira Negra” é uma grande tradição dos Estados Unidos e acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Assim sendo, a Black Friday coincide com o início das compras de Natal. No entanto, você sabe a origem dessa “comemoração”? Nós pensamos nisso e resolvemos explicar um pouco melhor para você, caro leitor. Confira conosco a seguir um pouco mais sobre esse dia marcante e como ele chegou ao Brasil.

Origem

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, em 1869. Nessa época, os comerciantes americanos decidiram fazer promoções para poderem pagar suas contas, pois era um período difícil. Esse período os donos de empresas se viam falindo e com muitas contas, e graças a esse dia, conseguiram amenizar a situação. Essa expressão possui origem econômica e na década de 1960, o movimento negro-americano Black Power tentou mudá-la para Big Friday. No entanto, essa nova expressão não foi aceita, visto que alguns registros ligavam o antigo nome à venda de escravos no passado.

Durante essa crise econômica, dois reputados bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, após um intenso trabalho buscando grandes lucros, fracassaram no seu intento e o mercado entrou em bancarrota. Esse foi o motivo do nome “Black Friday”. Não apenas isso, mas o papel dos pequenos comércios também influenciou no nome. Segundo a tradição, depois de um ano de grandes perdas, ou seja, de números ruins. Por fim, após o dia de Ação de Graças, chegava a época de natal, quando os americanos mais gastam dinheiro no ano.

No Brasil, as lojas adotam a prática de dar descontos em uma data específica. Isso começou em 2010. Pedro Eugênio, publicitário e empreendedor foi o responsável por trazer essa ideia para o país. Por um tempo, os consumidores brasileiros chegaram a ter certa resistência em relação à Black Friday. Eles até adotaram o apelido “Black Fraude”, onde afirmavam que os produtos não eram mais baratos de verdade. No entanto, isso vem mudando e a data vem realmente seguindo o que promete todos os anos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um oceano de curiosidades.

7 lugares que você precisa visitar quando for em Las Vegas

Artigo anterior

7 eventos históricos que provavelmente não veremos novamente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido