Curiosidades

Serviço de pagamentos inédito é lançado no Brasil pelo WhatsApp

0

O WhatsApp já é uma forma de se comunicar unânime no Brasil. O aplicativo foi criado em 2009, mas somente em 2012 que ele se tornou famoso e virou quase que obrigatório entre os brasileiros, tanto que é quase impossível se imaginar sem usá-lo.

Com o passar do tempo, o aplicativo de mensagens foi mudando e se atualizando para suprir as necessidades dos usuários e fazendo com que o app ficasse o mais funcional e fácil para todos. Exemplo disso é o surgimento do WhatsApp Business. E para quem usa esse tipo do mensageiro uma novidade chegou.

Nessa terça-feira, a Meta lançou uma nova ferramenta de pagamentos para empreendedores. O funcionamento dela é através do mensageiro e dá ao usuário a possibilidade de fazer pagamentos através do app com cartões de crédito e débito, sendo eles Mastercard ou Visa.

As primeiras pessoas que irão receber essa ferramenta são as que usam o WhatsApp Business. E ela é oferecida em parceria com grandes empresas do segmento de pagamentos, como o Mercado Livre, Mercado Pago, Itaú, Rede e a Cielo.

Primeiro país a receber

Olhar digital

Essa ferramenta, que é mais pensada para pequenas e médias empresas, vai estrear primeiro no Brasil. O maior mercado de pessoas que usa o aplicativo é a Índia, e mesmo que lá eles também consigam fazer os pagamentos, eles têm a limitação de conseguir fazer isso somente com a API paga do aplicativo.

Esse anúncio foi feito depois de um mês de o Banco Central ter aprovado, de forma oficial, a ferramenta. Até que essa aprovação fosse dada foram quase três anos de embate de regulamentação. Isso porque, um medo das autoridades era que com essa ferramenta no WhatsApp o setor de pagamentos como um todo poderia ser afetado.

Desde 2021, as pessoas que usam o mensageiro já conseguem fazer transferências de dinheiro pelo aplicativo.

Inovações do WhatsApp

Canaltech

Além dessa nova ferramenta, o mensageiro também trouxe inovações recentemente, como essa para iOS, que trouxe uma função que pode ser o sonho de muita gente: a possibilidade de editar as mensagens enviadas. Por conta desse recurso, a build 23.4.0.72 para iPhone começou a mostrar avisos quando determinada mensagem não pode ser vista por conta de incompatibilidade com a versão do mensageiro.

Um balão avisa ao usuário que ele recebeu uma mensagem editada, mas que ele conseguirá vê-la apenas na “versão mais recente do WhatsApp”. Ou seja, a pessoa só conseguirá corrigir e editar alguma coisa que ela tiver mandado se o aplicativo estiver atualizado.

Essa nova função chega como uma forma mais prática do que a atual, em que o usuário tem que apagar a mensagem inteira que estiver com um erro e mandá-la de novo corretamente.

Até agora, não é possível editar as legendas das mídias que são encaminhadas. Isso porque a edição é apenas para as mensagens que são escritas no teclado virtual. Contudo, o mais provável é que essa limitação seja removida no futuro, visto que as legendas das mídias também são textos.

Com essa nova ferramenta, o usuário poderá mudar as informações textuais, corrigir possíveis erros de digitação ou colocar algum conteúdo a mais na mensagem, mas tudo isso só poderá ser feito em até 15 minutos depois do envio. Além disso, não irá ser possível apagar fotos ou vídeos, ou então adicionar outras mídias nessa edição.

Essa nova função também irá corrigir o bug que não deixava os usuários subirem vídeos nas conversas de grupo e nem no status. Por isso que os usuários que estiverem com alguma versão beta iOS que apresente essa falha devem atualizar para a 23.4.0.70 pelo TestFlight.

Fonte: Olhar digital,  Canaltech

Imagens: Olhar digital,  Canaltech

É possível separar a inteligência do corpo?

Artigo anterior

Confira a participação dos personagens de Caverna do Dragão no novo filme de D&D

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido