Sono polifásico é o método que promete o descanso total do corpo em apenas 3 horas

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      20/03/18 às 09h29

Para alguns, dormir é um dos maiores prazeres da vida. Mas assim como há pessoas que estão no time dos que gostam de dormir, há pessoas que acreditam que dormir é uma grande perda de tempo, e consideram que poderiam render muito mais se pudesse ficar 24 horas acordados.

Não é novidade para ninguém que ficar sem dormir pode ser prejudicial para a saúde. O sono é um item essencial para muitas funções, como memória e cognição.

Você já pensou na possibilidade de dormir apenas 3 horas por noite? Existem um grupo de cientistas que defende um novo ciclo de sono, um tanto quanto controverso, que tem ligação direta com nossos ancestrais.

Tipos de sono

O sono monofásico certamente é o mais comum hoje, a pessoa só dorme uma vez por dia, o que normalmente acontece à noite. O sono bifásico mantém a maior proporção à noite, mas com alguns cochilos durante o dia.

Já o sono polifásico tenta reorganizar todo o nosso ciclo de sono, experimentando três fases de sono por dia, em vez de apenas um contínuo. Ele é totalmente dedicado ao descanso reduzido, das oito horas para um mínimo de três horas por dia, sem qualquer tipo de dano à saúde. Isso acontece pela separação do sono em vários momentos curtos ao longo do dia.

O sono polifásico é mais comum do que você pensa

Segundo Stampi, especialista em sono, explica em seu livro e 1992 "Why We Nap: Evolution, Chronobiology, and Functions of Polyphasic and Ultrashort Sleep" (em tradução livre, "Por que cochilamos? Evolução, cronobiologia e funções do sono polifásico e ultracurto"), que os seres humanos conseguem se ajustar a uma programação polifásica. Claro, é necessário muita força de vontade, mas todos conseguem.

Então o sono polifásico só tem vantagens?

Akshat Rathi foi um voluntário que decidiu experimentar o sono polifásico por conta própria. Ele afirma acordar totalmente revigorado depois dos intervalos de sono. Ele também sonhava durante suas sonecas diárias, um sinal de sono REM. Isso quer dizer que estava entrando diretamente no último estágio do sono monofásico.

Mas calma, o mundo não é tão fácil. "A parte mais difícil, depois das três primeiras semanas de adaptação ao cronograma, foi manter a socialização. O mundo é monofásico e estudantes em universidades amam álcool. Às vezes, eu evitava eventos se eles entravam em confronto com meu cronograma, ou muitas vezes ia embora mais cedo para que pudesse continuar vivendo minha vida polifásica", conta Rathi.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Hypescience     Hypeness  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+