Ciência e TecnologiaCuriosidades

Sósias podem compartilhar traços genéticos e até comportamentos

0

Já ouviu falar de sósias? Ou talvez encontrou seu doppelgänger, outro termo que se refere à pessoa que se parece com você, sem qualquer ligação biológica. A ideia de existir alguém semelhante a alguém é muito usada na ficção, chegando a ter um tom mais fantasmagórico, até assustador.

Mas, sósias não vivem somente no universo da ficção, como também no nosso mundo, comendo, dormindo e existindo normalmente. Isso pode não ser surpreendente, afinal, com bilhões de pessoas vivas, alguém deve se parecer com você em algum lugar no mundo. No entanto, um estudo recente levanta uma questão interessante: sósias podem ter ainda mais em comum com você do que só a aparência.

Análises de DNA de 16 duplas de indivíduos que são tão parecidos que poderiam facilmente serem gêmeos revelaram que algumas pessoas com rostos semelhantes também têm alturas, pesos, hábitos e até comportamentos parecidos.

Assim sendo, no estudo, os pesquisadores analisaram imagens de 32 duplas de sósias por meio de três algoritmos de reconhecimento facial. Metade das duplas foram classificadas como sósias pelos três algoritmos. Portanto, os pesquisadores fizeram análises, dessa vez genéticas, do grupo reduzido e encontraram 9 pares com semelhanças ainda mais particulares.

Isso porque descobriram que, juntos, essas sósias compartilham 19,2777 variações genéticas comuns em 3.730 genes, sendo a maior parte relacionados a traços corporais e faciais. Com isso, o estudo realizou um questionário sobre a vida pessoal.

Nesse caso, os resultados também foram muito interessantes, visto que as sósias compartilham não só a aparência, como até algumas características de estilo de vida, como por exemplo, o tabagismo, peso e nível de escolaridade.

Vale destacar que esse campo de pesquisa é popular entre gêmeos, mas sósias não são muito exploradas.

Igual a mim

Sósias

François Brunelle/Divulgação

Desde 1999, o artista canadense François Brunelle usa o alcance da internet para identificar e acompanhar sósias ao redor do mundo. Por meio de seu “catálogo”, cientistas obtiveram a base inicial para a pesquisa.

Desse modo, o estudo acessou 64 fotografias de sósias recrutadas no site do canadense, além da análise de DNA salivar e questionários de estilo de vida. Como resultado, mesmo sem ter qualquer parentesco direto ou ancestrais comuns próximos, a análise genética das duplas revelou similaridades nas composições genéticas.

Além disso, a pesquisa mostrou que, apesar de terem genes parecidos, a expressão gênica era diferente. Por exemplo, o microbioma de cada indivíduo é influenciado fortemente por questões externas, como nutrição, exercícios e tabagismo.

Apesar de ter poucos participantes para uma pesquisa científica, os resultados, segundo os autores do estudo, são “impressionantes”. “Essas descobertas não fornecem pistas só sobre a genética do nosso aspecto facial e provavelmente outros traços físicos e de personalidade, mas também destacam o quanto do que somos e o que nos define é realmente herdado ou adquirido durante nossa vida,” escrevem no artigo.

Conheça o sósia chinês de Elon Musk que foi banido das redes chinesas

Reprodução

Se a pesquisa aponta que sósias podem ter uma aparência semelhante assim como comportamentos, então o sósia chinês de Elon Musk poderia se interessar em fazer testes de inteligência.

O bilionário sul-africano Elon Musk tem um sósia chinês chamado Yilong Ma. Assim sendo, justamente por sua semelhança com o CEO da Tesla, o chinês viralizou na internet com vídeos em que imita o magnata.

No entanto, Ma acabou sendo banido de algumas das principais redes sociais chinesas no últimos dias. Essa informação é do site Business Insider e, segundo a publicação, as contas de Yilong Ma nas versões chinesas do TikTok e do Twitter não estão mais ativas.

A conta do sósia de Elon Musk na Gouyin, versão chinesa do TikTok, já não mostra nenhum conteúdo. Já a conta na Weibo, plataforma chinesa parecida com o Twitter, apresentava um comunicado de que o perfil foi restringido por violar as políticas da plataforma.

Em entrevista ao Business Insider, Ma disse que não recebeu explicação das plataformas sobre a suspensão de suas contas. No entanto, o perfil do sósia no TikTok segue ativo. Por lá, ele atende pelo nome Elong Musk e já acumula mais de 240 mil seguidores.

Fonte: Superinteressante

Homem é flagrado ao furtar 120 kg de carne em supermercado

Artigo anterior

Andrew Garfield se preparou para papel de padre passando por abstinência de sexo e comida

Próximo artigo