Curiosidades

Sulemana Abdul, o homem de 2,14m que não para de crescer

0

Quando nos deparamos com uma pessoa que mede 2 metros de altura já estranhamos. É normal, visto que é uma medida muito grande para um ser humano. No entanto, existe um homem no norte de Gana que pode ser, de fato, o mais alto do mundo.

Um hospital local disse a Sulemana Abdul Samed, de 29 anos, após realizar um check-up no paciente, que ele media incríveis 2,89 metros de altura. Com essas medidas, ele provavelmente seria o homem mais alto do mundo. No entanto, a clínica não pode ter a certeza disso, visto que não possuía as ferramentas para medir da forma correta.

O homem foi diagnosticado com gigantismo há alguns anos e estava realizando sua consulta mensal para acompanhar o seu caso raro. Então foi solicitado que ele ficasse em pé contra uma régua de medição. Uma enfermeira do local ficou impressionada, visto que ele havia crescido mais do que a régua.

O homem não para de crescer

O paciente não ficou surpreso diante da enfermeira, já que ele nunca parou de crescer. No entanto, ele ficou um pouco sem graça ao chocar a equipe médica que não estava preparada. A enfermeira de plantão que o mediu chamou rapidamente a colega, que por sua vez pediu a ajuda de outro. Logo um grupo de enfermeiras se reuniu para determinar sua altura.

Para medir ele depois, foi utilizada uma fica métrica de 4,9 metros. Então ele foi colocado em uma parede onde puderam marcar até onde chegava sua cabeça. Depois foi feita a medição com a fita métrica.

“Pela forma como eles me medem, não posso dizer que seja tudo perfeito”, disse o homem gigante, feliz em ter uma altura exata. O problema maior foi encontrar uma parede alta o suficiente, visto que ele era mais alto do que a maioria das casas do seu bairro.

Depois de medir, foi decretado que ele media até então 2,14 metros. Enquanto isso, o homem mais alto do mundo mede 2,50 metros e trata-se de Sultan Kösen, de 40 anos, que vive na Turquia e detém o recorde no Guinness World Records.

“Ainda estou crescente. Quem sabe, talvez um dia, eu possa chegar a essa altura também”, disse ele, mas nem um pouco chateado, embora sonhe em entrar para o Guinness como homem mais alto do mundo. “A cada três ou quase meses, eu cresço… se você não me vê há três ou quase meses, percebe que eu cresci quando me encontra”, explicou.

A síndrome de Marfan

O homem começou a notar seu crescimento quando tinha 22 anos. Ele morava na capital, Acra. Ele tinha se mudado do seu vilarejo para tentar uma vida nova onde seus irmãos viviam depois de terminar o ensino médio. Ele tem síndrome de Marfan, que é um distúrbio raro do tecido conjuntivo. Esse causa ainda algumas anomalias nos ossos, olhos e outras partes do corpo, como coluna.

Certa manhã ele acordou confuso. “Eu percebi que minha língua havia se expandido na boca a ponto de não conseguir respirar direito”, disse. Ele então foi a uma farmácia em busca de solução. Dias depois ele notou que todas as partes do seu corpo estavam maiores.

Quando a família e os amigos o visitavam na cidade, comentavam sobre o seu crescimento. Ele então se deu conta de que estava se transformando em um verdadeiro gigante. Buscou ajuda médica por causa de várias complicações ligadas ao crescimento.

Sua coluna, por exemplo, estava ficando muito curvada. Esse é um dos sintomas da condição que causa mutações no gene. Por isso ele tem membros tão longos. A síndrome pode inclusive causar problemas cardíacos. De acordo com os médicos, o correto seria ele realizar uma cirurgia no cérebro para interromper o crescimento. Vamos aguardar para ver se ele realmente quebra o recorde, como seja.

Fonte: G1

Janeiro Branco, a campanha em prol da saúde mental

Artigo anterior

Benedict Cumberbatch, ator, pode ser condenado por passado escravagista da família

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido