• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Veja algumas imagens raras de animais que já estão extintos

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      20/11/18 às 12h06

Com o aumento da população humana e toda a onda de urbanização, os animais começaram a perder espaço. Espaço que antes era dominado por eles. Não perderam apenas o habitat, mas também as possibilidades de encontrar comida e de se protegerem de seus predadores.

Tudo isso implicou no desequilíbrio de inúmeras espécies. Algumas não conseguiram nem se adaptar ao novo habitat e foram gradativamente desaparecendo. Outras que conseguiram se adaptar enfrentaram inúmeros outros problemas que culminaram na extinção de algumas espécies.

E não pense que isso é apenas resultado do ciclo da vida e da evolução. A extinção das espécies está diretamente ligada a trajetória do homem no planeta Terra. O aquecimento é um outro fator que afeta diversos animais e que também é resultado da ação humana. Alguns especialistas acreditam inclusive que poderá chegar a um ponto tão crítico, que grande parte de todas as espécies desaparecerão, quem sabe até mesmo a espécie humana.

Apesar de algumas espécies já não serem encontradas no mundo. Algumas foram registradas e isso é a única coisa que nos resta.

Foca monge do Caribe

A foca monge do Caribe existia há mais de 15 milhões de anos. No entanto, a maldade humana conseguiu exterminar o animal em apenas 400 anos. O animal foi "descoberto" pelos humanos no século XVI, pelos navegadores europeus. Alguns exemplares da espécie foram mortos logo nesse primeiro contato, para alimentar os marinheiros.

No entanto, a matança não parou por aí. Outros marinheiros começaram a matar o animal não apenas para comer, mas para usar sua gordura como combustível. Os pescadores viam na foca um competidor e também as assassinaram aos montes. E também houve a ação dos colecionadores que desejam ter a pele do animal.

No final do século XIX, encontrar um animal da espécie já era extremamente raro. E em 1996, sua extinção foi oficialmente declarada. Essa é apenas uma das milhares de espécies extintas no mundo. Se você quer conferir o registro de algumas outras espécies já extintas, assista ao vídeo do nosso canal Fatos Desconhecidos:

Próxima Matéria
Via   globo  
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+