• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Veja detalhes sobre a maior superlua de 2019 que acontecerá na próxima terça-feira

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      18/02/19 às 19h27

Para os amantes e admiradores da Lua, uma boa noticia, o céu novamente receberá o brilho intenso de uma superlua nesta semana. Diferente da que ocorreu no dia 21 de janeiro deste ano, o fenômeno que acontece nesta terça-feira, 19 de fevereiro, não é tão raro, mas não deixa de ser tão incrível quanto se fosse.

A superlua de sangue do mês passado foi acompanhada de um eclipse lunar total. O evento desta terça-feira também possui seus atributos únicos. Estima-se que outra superlua assim só ocorrerá em 2026, o que já é motivo suficiente para você parar um pouquinho as suas atividades cotidianas e olhar para o céu no intuito de contemplar essa maravilha que o espaço sideral irá nos proporcionar.

A Superlua

Em 19 de fevereiro, a Lua estará no ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu e em sua fase cheia. O satélite natural no perigeu estará situado a 356.761 quilômetros de distância de nosso planeta. Alguns astrônomos, devido a Lua estar tão perto, já chamaram este momento de perigeu extra próximo. A Lua irá atingir o perigeu às 07h09 no horário de Brasilia. Porém, só estará totalmente cheia a partir das 13h54.

O nome superlua não é um termo oficial para o fenômeno astronômico. Ele foi chamado assim pela primeira vez em 1979, por Richard Nolle, astrólogo estadunidense, definindo o momento como "uma Lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra ao máximo".

Muito provavelmente, a superlua, caso o céu esteja limpo, deve ficar bem evidente no entardecer. A Lua por estar em sua fase cheia, nos trará uma ilusão de que ela está ainda maior. Nosso satélite só se encontrará em um ponto do perigeu mais próximo do que este em 6 de dezembro de 2052, onde a Lua estará a 356.447 quilômetros de nós, sendo o mais próximo no século que se tem notícia.

Esta não somente será a maior Lua que você verá durante todo o ano de 2019, mas também a terceira maior lua cheia dos próximos 10 anos. Na verdade, teremos agora que aguardar até a véspera de Natal de 2026 para podermos contemplar uma lua cheia tão grande quanto essa. Portanto, não perca a oportunidade de admirar a beleza desse evento tão especial envolvendo a 'lua gigante'.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Galileu  
Imagens Astronomy Now
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+