• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 medos mais irracionais que existem

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      19/09/18 às 16h27

Todos nós temos medo de alguma coisa e vamos mudando o que tememos de acordo com nosso amadurecimento. O monstro que você achava que vivia no seu armário ou embaixo da cama provavelmente não te assusta mais hoje em dia.

É mais do que natural sentir medo, e ele pode até te ajudar em situações perigosas. Mas existem alguns medos irracionais nos quais ver uma função é um pouco difícil. Fobias como a ebulliofobia, que é o medo de bolhas, dificilmente te ajudarão em alguma situação de perigo. Fobias existem das mais variadas e nessa lista vamos falar de alguns medos totalmente irracionais que existem por aí.

1 - Laploclaustrofobia

No começo da matéria falamos que talvez aquele monstro do armário não te assuste mais, mas e se o motivo do susto nunca foi o monstro mas sim o armário? Pois é, quem sofre dessa fobia tem medo de abrir armários. Deve ser difícil para essas pessoas escolherem roupas sempre que vão sair.

2 - Fobia dentária

Esse medo assola várias pessoas independente de suas idades. Ele pode ter várias razões e uma delas pode ser um mal atendimento ou experiência traumática, mas o certo é que o medo de dentista é uma realidade para muitas pessoas.

3 - Lepidopterofobia

Insetos geralmente causam uma mistura de medo com nojo ou repulsa nas pessoas. Aracnofobia todos nós sabemos o que é. Trata-se do medo de aranhas, e a sensação parece sensata pois existem muitas espécies venenosas desse inseto. Mas agora a lepidopterofobia parece ser um pouco mais questionável porque se trata do medo de borboletas, criaturas que podem ser tão bonitas quanto uma obra de arte.

4 - Ginofobia

Dos medos que ficamos sem entender as razões encontramos este. Você não gostar de alguém ou não querer a companhia de alguma pessoa porque você não gosta dela é uma coisa normal de se entender. Agora essa fobia se trata do medo de mulheres em geral, isso fica mais complicado. Também existe o oposto similar que é o medo de homens, no caso, se chama androfobia.

5 - Térreo

Quando vamos olhar um apartamento para comprar, normalmente, optamos por ver os andares mais altos. Mas essa preferência pode ser intensificada pois existem as pessoas que têm verdadeiro medo de viver em casas ou apartamentos no térreo. Vários fatores podem contribuir com isso e com outras fobias também, como por exemplo a claustrofobia e a agorafobia. Esta última é ligada ao medo de todas as pessoas que passam em frente.

6 - Porfirofobia

Todos temos uma cor preferida e uma cor que detestamos. Mas e se alguma cor lhe desse realmente pavor e você tivesse um medo irracional toda vez que a visse? Pois é exatamente isso que acontece com as pessoas que sofrem com essa fobia. Elas não podem ver a cor roxa.

7 - Ablutofobia

Esse medo pode fazer com que as pessoas se afastem de você. Não porque você terá medo delas ou ficará com uma atitude estranha, mas sim porque seu cheiro pode fazer com que elas não queiram se aproximar uma vez que as pessoas que sofrem dessa fobia têm medo de chuveiro.

8 - Escadas

O medo dessas pessoas pode estar relacionado à acrofobia, que é o medo de altura. Essas pessoas têm medo irracional de descer escadas. É sempre bom então que morem ou só frequentem lugares com elevadores.

9 - Combustão

Os medos são relacionados a coisas que talvez alguma hora possa acontecer. Contudo, entre os medos dessa lista, esse é provavelmente um dos mais improváveis, se não o mais improvável de todos. Algumas pessoas têm um medo irracional de entrarem em combustão instantânea.

10 -Elevador

Um dos meios mais seguros de transporte são os elevadores, mas muitas pessoas têm um medo irracional de entrar em um deles. Esse medo pode estar relacionado com claustrofobia ou algum outro fator.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+