• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fotografias raríssimas e inéditas de Frida Kahlo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/08/19 às 19h10

Frida Kahlo, nome artístico de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, foi uma pintora mexicana, nascida no dia 6 de julho de 1907, na cidade de Coyoacán, no México. Conhecida por seus autorretratos e também fotografias, foi uma mulher que, desde muito cedo, passou por várias dificuldades.

Ela surpreendeu seu tempo, e hoje, é um grande elemento da cultura popular por seu trabalho. Do mesmo modo, como foi por sua história de vida. A vida de Kahlo foi marcada por um acidente, que ela sofreu quando era muito jovem. Ela teve doenças graves que marcaram seu trabalho. Ela militava no partido comunista e teve vários amantes.

Em suma, Kahlo compartilhou sua vida com vários outros fotógrafos que conseguiram captá-la. Vários momentos importantes da vida da artista foram registrados e deixaram várias fotografias de Frida, que podem ser vistas até os dias de hoje. Mostramos aqui algumas dessas fotos.

1 - Frida em seu sofá

A foto foi feita pelo fotógrafo Giséle Freund. Ele era um francês amigo de Kahlo, que também militava no partido comunista. O fotógrafo trabalhava em revistas como a Life e Paris Match. Ele morou com Kahlo quando chegou ao México, em 1950, em sua casa em Coyoacán. Freund era parte da vida pessoal e cotidiana de Kahlo. Na foto, Kahlo olhava ternamente para Freud.

2 - Com seu amante José Bartolí

Esse pintor de Barcelona foi um dos amantes de Kahlo. A autoria da foto não é conhecida. Em suma, nela podemos ver o pintor deitado perto de Kahlo. Bartolí está com um sorriso de conforto perto da pintora. Ela olha diretamente para a câmera. O amor dos dois durou três anos. Do mesmo modo que teve 25 cartas de amor com mais de 100 folhas no total.

3 - Frida e Jacqueline Lamba

Na foto, vemos Kahlo com sua amiga. Era a pintora francesa Jacqueline Lamba. Na imagem, vemos o quão próximas e amorosas elas são uma com a outra. A artista francesa tinha fugido junto com seu marido dos nazistas. E o casal se abrigou na casa de Kahlo. E uma das cartas, trocadas por essas grandes amigas, mostra o amor que elas sentiam uma pela outra. Kahlo escreveu para Lamba: "desde que me escreveu, naquele dia tão claro e distante, quis explicar-lhe que não posso abandonar os dias, nem regressar a tempo para a outra hora. Eu não me esqueci de você - as noites são longas e difíceis".

4 - Virgem cigana e noiva

As formas de expressão de Kahlo foram além de sua arte nas telas. A sua própria vida era sua expressão. Do mesmo modo que seu corpo e seu vestido. Na foto, vemos Kahlo com um vestido de influência mexicana. O seu lado feminino foi acentuado. Posteriormente, soube-se que ela tentou marcar uma tendência artística e política através de sua maneira de se vestir. Fala-se que, na fotografia, também é possível ver a origem judaica do pai de Kahlo.

5 - Frida criança

Outros artistas, da mesma época de Kahlo, não têm tantas fotos de quando eram crianças. Mas a artista tinha várias. Os pais de Kahlo não eram os dois mexicanos. Apenas sua mãe era do Méximo. Por outro lado, seu pai, Wilhelm Kahlo, era alemão. Ele era fotógrafo. Inclusive, é por isso que existem tantas fotos da artista quando pequena.

6 - Introspecção

Uma arista, que fez várias fotos de Kahlo, foi Lola Álvarez Bravo. Ela é conhecida por ter sido a primeira fotógrafa mexicana. Igualmente era uma grande amiga de Kahlo, e em vários momentos, conseguiu capturar a vida da mesma. A fotógrafa disse que tentava ser tão surreal quanto as pinturas da artista. Ela pegou vários ângulos diferentes Fridas. Em suma, o trabalho de Lola é possível ser visto no Centro de Fotografia Criativa da Universidade do Arizona.

7 - Morta

Ninguém sabe se Kahlo estava realmente morta nessa foto de Lola. Ou se elas estavam fazendo uma performance de sua morte. Assim, o que podemos ter certeza é que todas as fotos de Kahlo encontradas mostram como a artista era em sua vida. Sempre segura, mulher, dramática, mexicana, amante, artista, revolucionária na rua e em casa. Além de talentosa.

Próxima Matéria
Via   Super curioso  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+