• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 heróis reais e desconhecidos que você precisa conhecer

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/09/18 às 15h21

Herói é um personagem modelo, uma figura arquétipa que tem em si as qualidades necessárias para superar os problemas e obstáculos que lhe são apresentados de maneira excepcional. Para os gregos antigos, essa figura era filha de um deus com uma mortal tendo em si próprio dimensões semi divinais.

Quando pensamos em heróis imaginamos histórias gregas, grandes romances ou aqueles que vemos nas telas do cinema, mas a verdade é que existem aqueles que estão mais perto do que nós imaginamos. Boas ações podem ser vistas a todo momento. Atos heroicos estão sempre ao nosso redor, é só prestarmos atenção a eles. Eles podem estar escondidos na modéstia de doar sangue, ou na prevenção de acidentes. Nessa lista estão alguns heróis que merecem reconhecimento.

1 - James Harrison

Esse australiano descobriu, quando passou por uma cirurgia, que seu sangue continha um composição de plasma diferente. Seu sangue poderia ajudar os pacientes a tratar a doença de Rhesus, também conhecida como eritroblastose fetal, que é quando o sangue do feto é aglutinado pelos anticorpos do sangue da mãe. Ele fez mais de mil doações e salvou, segundo estimativas, mais de dois milhões de vidas.

2 - Nils Bohlin

Esse inventor trabalhava na concessionária Volvo e teve sua invenção patenteada pela empresa em 1959. Bohlin fez um estudo em 28 mil acidentes com e sem o seu cinto de segurança. Os resultados mostraram que aqueles que usavam o dispositivo sofriam menos do que aqueles estavam sem. É estimado que o cinto de segurança salva cerca de 11 mil vidas só nos EUA.

3 - Eugene Lazowski

Esse médico polonês conseguiu salvar cerca de 8 mil judeus na época do Holocausto. Lazowski conseguiu uma maneira de injetar células mortas de tifo, uma doença epidêmica transmitida por parasitas comuns no corpo humano, como piolhos, sem que as pessoas apresentassem nenhum efeito colateral. Isso salvou a vida dos judeus porque os alemães tinham medo do contágio da doença, então eles não eram levados aos campos de concentração.

4 - Vasili Arkhipov

Ele era o segundo na ordem de comando de quatro submarinos soviéticos. Seu capitão tinha dado a ordem de disparar contra návios de guerra americanos em Cuba, mas não tinha dado muitas informações sobre o porquê da ordem. Arkhipov se recusou a atender ao recomendado por seu superior e talvez tenha evitado uma Terceira Guerra Mundial em outubro de 1962.

5 - Neerja Bhanot

A aeromoça, de 22 anos, estava em um voo da Índia para os Estados Unidos e notou que havia sequestradores a bordo. Eles pretendiam pegar o avião e ir até Chipre para libertar seus irmãos palestinos. Assim que os notou, ela prontamente avisou a tripulação da cabine que escapou por uma escotilha. Neerja começou a, silenciosamente, pegar os passaportes dos americanos à bordo para que os sequestradores não soubessem quem eles eram. A aeromoça ajudou as pessoas a escaparem por uma escotilha. Quando três crianças estavam prestes a escapar os sequestradores as viram, Neerja então a protegeu as crianças e foi morta a tiros.

6 - Esquadrão suicida

O acidente nuclear de Chernobyl é o pior já ocorrido na História, e poderia ter tido consequências muito piores se não fosse esse esquadrão suicida. Ele era composto por três homens que se ofereceram para nadar até o reator e liberar as válvulas de segurança para que explosões nucleares fossem evitadas. Graças a eles, metade da Europa não foi eliminada.

7 - Aki Ra

Aki foi uma criança órfã que se alistou no exército ainda jovem. Depois do seu tempo nas forças armadas, ele dedicou sua vida a desarmar as bombas terrestres perto de sua aldeia no Camboja. Ele as desarmou munido apenas de uma faca, enxada e vara, salvando milhares de vidas por causa disso.

Bônus: Professores

Nossos educadores também podem ser considerados heróis, porque eles desempenham a nobre função de ensinar novas gerações sobre o mundo e tentar formar cidadãos conscientes e responsáveis. Por mais que não sejam remunerados suficientemente, ou que não tenham o valor que merecem, esses profissionais são um pilar muito importante da nossa sociedade.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+